UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA PARA A MODELAGEM DE DEMANDA DE CARGA AÉREA

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo da demanda de carga aérea no Brasil baseado em quatro grandes terminais de carga que, até antes do recente processo de concessões aeroportuárias (2011 a 2013), correspondiam por mais de 60 % de toda movimentação de carga na rede de aeroportos da INFRAERO. A análise concentra-se na modelagem de demanda de carga aérea utilizando as séries históricas de movimentação de cargas doméstica e internacional (importação e exportação) anterior ao período de concessão aeroportuária. Como variáveis explicativas para a modelagem do comportamento da demanda, são usados os dados de Produto Interno Bruto brasileiro, nível de produção industrial brasileira e a variação do câmbio em relação ao dólar americano. Através do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), tenta-se explicar o desempenho da demanda por carga aérea nesses aeroportos. Os resultados mostram que para o caso da carga internacional, os modelos propostos conseguem explicar a movimentação. Para os demais casos, não são todos os terminais em que os modelos conseguem explicar a movimentação, evidenciando a diferente realidade de cada terminal. Tal fato, salienta a necessidade de uma análise detalhada dos diferentes aspectos que influenciam na operação diária.

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2015-10-07

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Artigos