ESTUDO DE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS: ESTUDO DE CASO EM UMA PLANTA GERADORA DE ENERGIA EÓLICA

Autores

  • Elias Rocha Gonçalves Júnior Universidade Candido Mendes - Campos
  • Virgínia Siqueira Gonçalves Universidade Candido Mendes - Campos
  • Georgia Regina Rodrigues Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Claudio Luiz Melo Souza Universidade Candido Mendes - Campos

Resumo

Devido às condições climáticas atuais e preocupações quanto a geração de energia por fontes renováveis, a energia eólica torna-se uma alternativa interessante do ponto de vista ambiental. Com isso, este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de dados climatológicos de uma estação meteorológica automática, situada no município de Natal/RN, com o intuito de verificar parâmetros como velocidade média dos ventos e temperatura ambiente. Para tal, utilizaram-se técnicas de mineração de dados (KDD) e a ferramenta WEKA 3.8.1 para determinar o período mais adequado do dia para utilização da planta eólica em questão, garantindo melhor eficiência, aumentando a vida útil e reduzindo intervenções de manutenção. A partir dos resultados, pode-se afirmar que o período da Tarde é mais adequado a utilização dos equipamentos de geração de energia, além de demonstrar que temperaturas altas garantem que a velocidade média dos ventos seja adequada, assegurando eficiência na geração de energia elétrica.

Biografia do Autor

Elias Rocha Gonçalves Júnior, Universidade Candido Mendes - Campos

Mestrando em Engenharia de Produção. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Candido Mendes. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Desenvolvimento Municipal/Regional ? ITEP/UENF/UNIFLU, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em parceria com o Centro Universitário Fluminense - UNIFLU. Atualmente, é Professor Instrutor I na Universidade Candido Mendes - Campos, ministrando as disciplinas Metrologia Automotiva, Motores Ciclo Otto, Manutenção em sistemas de Suspensão e Manutenção em sistemas de Freios. Tem experiência e pesquisas na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com ênfase em Energias Renováveis, Manutenção Industrial, Mineração de Dados, Planejamento Estratégico, Motores à Combustão e Gestão Sustentável. É palestrante, autor de livros e membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Virgínia Siqueira Gonçalves, Universidade Candido Mendes - Campos

Mestranda em Engenharia de Produção. Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Candido Mendes - Campos. Foi integrante da Comissão Organizadora do XXII Congresso Nacional dos Estudades de Engenharia Mecânica (CREEM). Como profissional, foi monitora e lecionou inglês na escola de inglês PBF - Pink and Blue Freedom (Campos dos Goytacazes/RJ), estagiou na empresa Petróleo Brasileiro S&A - PETROBRAS na área de Manutenção de Integridade (Macaé/RJ), atuou como aprendiz na área de Engenharia de Design de Tubos Flexíveis na empresa National Oilwell Varco - NOV Flexibles (Super Porto do Açu/RJ). Atualmente é professora do ITECAM - Instituto Tecnológico de Campos, sediado na Universidade Candido Mendes - Campos (Campos dos Goytacazes/RJ) no Curso Técnico em Manutenção Automotiva, com ênfase em "Manutenção em Sistemas de Embreagem", "Lubrificantes, Aditivos e Combustíveis" e "Acessórios Automotivos" e no Curso Técnico em Eletrotécnica, com ênfase em "Tecnologia Mecânica".

Georgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006). Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atualmente é vice_diretora e professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES e professora colaboradora do mestrado da Universidade Candido Mendes. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

Claudio Luiz Melo Souza, Universidade Candido Mendes - Campos

Possui Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF, 2001) e Mestrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 1997), onde também se graduou em Ciências Agrícolas (UFRRJ, 1994). Possui pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção; Matemática Financeira e Estatística. Foi Diretor do Instituto Superior de Tecnologia de Campos da FAETEC por duas gestões de 2003-2011. Lecionou Estatística Básica e Aplicada para os Cursos de Engenharia de Produção e Mecânica do Instituto Superior de Ensino ISECENSA (2008/2012). Em 20012, foi cedido ao setor de Estatística do Laboratório de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense onde leciona ao nível de graduação as disciplinas Estatística Básica e Aplicada e para o Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, Genética e Melhoramento e Ciência Animal a disciplina Estatística Aplicada I. Desde 2012, leciona para os Curso de Engenharia de Produção, Mecânica e Civil na Universidade Candido Mendes de Campos dos Goytacazes, Geometria Descritiva e Inovação Tecnológica e desde 2016, Gestão da Inovação Tecnológica para o Curso de Mestrado em Engenharia de Produção da UCAM-Campos, onde sua linha de pesquisa, dentro da pesquisa operacional, visa a amostragem e análise de previsão e demanda de energia de biomassa oriunda de diversas inovações tecnológicas. 

Downloads

Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Artigos