AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO AUDITIVA PARA RUÍDO EMITIDO POR HELICÓPTERO

Autores

  • Sérgio de Souza Custódio Filho Universidade Federal do Pará
  • Ronald Márcio Élleres Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Gracio Paulo Pessoa Serra Universidade da Amazônia e Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
  • Gustavo da Silva Vieira de Melo Universidade Federal do Pará
  • Alexandre Luiz Amarante Mesquita Universidade Federal do Pará

Resumo

Ambientes submetidos a elevados níveis de pressão sonora são facilmente encontrados na aviação. O ruído de transporte aéreo pode resultar em desconforto ou até mesmo patologias nas pessoas presentes nesses ambientes. Desta forma, o presente trabalho tem o propósito de avaliar a dose de ruído recebida pelos tripulantes do helicóptero H-36 (Caracal) da Força Aérea Brasileira e verificar se a atenuação do ruído oferecida pelos protetores auditivos utilizados está reduzindo o nível de pressão sonora a níveis considerados seguros para a audição destes trabalhadores. As medições do ruído foram realizadas utilizando audiodosímetro calibradonos pilotos, mecânico de voo e operador de equipamento, todos com protetores auditivos do tipo capacete (concha) e plugue moldável. Nas medições, a aeronave foi configurada para resgate em que as portas permaneceram abertas em determinadas fases do voo. São feitas discussões a respeito do uso dos protetores auditivos com base nos resultados obtidos de atenuação sonora nas orelhas dos tripulantes usando o NRR (Noise Reduction Rating) e feita uma análise da jornada de trabalho adequada com base na legislação vigente, NR-15.

Biografia do Autor

Sérgio de Souza Custódio Filho, Universidade Federal do Pará

Professor Substituto da área de Mecânica Aplicada e Sistemas Mecânicos da Faculdade de Engenharia Mecânica no ITEC/UFPA, Campus Belém. Membro do Laboratório de Mecânica Aplicada da UFPA (LABMEC). Aluno de Mestrado em Engenharia Mecânica no PPGEM/UFPA e de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho no ITEC/UFPA . Graduação em Engenharia Mecânica pela UFPA (2016). Experiência internacional como bolsista do Programa BRAFITEC, em Paris - França, participando do programa Master Ingénieur Arts et Métiers, com especialização em Prototipagem Virtual (Simulação Estrutural).

Ronald Márcio Élleres Fernandes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade Federal do Pará (2010) e Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2015). Tem experiência na área de Manutenção Aeronáutica, com ênfase em Grupo Motopropulsor, Célula e Aviônicos.

Gracio Paulo Pessoa Serra, Universidade da Amazônia e Instituto de Estudos Superiores da Amazônia

Possui graduação em Licenciatrua Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1976), graduação em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1982) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (1997). Atualmente é professor horista da Universidade da Amazônia e Instituto de Estudos Superiores da Amazônia.

Gustavo da Silva Vieira de Melo, Universidade Federal do Pará

Gustavo da Silva Vieira de Melo é Bacharel em Física pela UFPE (1996) e Doutor em Engenharia Mecânica, com ênfase em Vibrações e Acústica, pela UFSC (2002), com Doutorado Sanduíche na University of Liverpool (1999-2001), tendo obtido Mudança de Nível do Mestrado para o Doutorado, sem defesa de Dissertação, por mérito acadêmico (1998). Foi Pesquisador Recém Doutor do CNPq no Departamento de Eng. Mecânica da UFPE (2002-2004) e desde 2004 é Professor da Faculdade de Eng. Mecânica da UFPA, atualmente em nível de Associado II. Desde 1996 atua na área da Acústica, especialmente em Acústica de Salas, Controle de Ruído e Segurança do Trabalho, Ruído Ambiental, desenvolvimento de Painéis Acústicos à base de Fibras Naturais, Modelagem Numérica por Elementos Finitos e Raios Acústicos e medição de parâmetros vibroacústicos.

Alexandre Luiz Amarante Mesquita, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1996) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor Associado III do Curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Pará. Possui experiência na área de Dinâmica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Vibrações, Análise Modal, Dinâmica de Rotores, Processamento de Sinais, Acústica, Projeto de Máquinas, Transporte de Minérios e Método dos Elementos Discretos.

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Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Artigos