MINERAÇÃO DE DADOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DO ACESSO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • João Mário Cubas
  • Verônica Andrade da Silva
  • Deborah Ribeiro Carvalho

Resumo

Pessoas com deficiência se deparam com diversas barreiras no acesso, inclusive no que se refere à educação. Estudos contemplando crianças e adolescentes com deficiência ainda são incipientes o que dificulta a elaboração de propostas para melhor atender às necessidades desta população. Este estudo objetiva investigar o acesso de crianças e adolescentes com deficiência à educação no Estado do Paraná. Utilizou-se como fonte de dados a base do Censo Demográfico do ano de 2010. Analisou-se os dados por meio de estatística descritiva e tarefas de Descoberta de Padrões em Bases de Dados, por meio da descoberta de regras de associação e árvore de decisão com algoritmos de Mineração de Dados. Por meio da estatística descritiva, identificou-se a prevalência da dificuldade de enxergar (60.6%), seguida da dificuldade para ouvir (15.4%). Constatou-se ainda que, todas as formas de deficiência apresentaram crianças e adolescentes que nunca frequentaram escola, destacando-se a deficiência física com 32% dos casos. O KDD por sua vez complementou os achados estatísticos corroborando que a frequência escolar está relacionada à dificuldade em caminhar. Ainda, fatores como a cor parda, a baixa renda per capita, domicílios em zona rural e possuindo fossa rudimentar, contribuem para discussão que o status socioeconômico está relacionado com o acesso ao ensino por crianças e adolescentes com deficiência física.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Artigos