A IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA “5 S” e KAIZEN PARA GERENCIAMENTO DAS OFICINAS DE COSTURA DE UMA EMPRESA FAMILIAR DE MÉDIO PORTE
Resumo
A um século quem definia o preço do seu produto era a empresa. Hoje, no século XXI, quem define o preço é o mercado. Por isso um dos papéis dos gestores atualmente é zelar pela manutenção e buscar melhorias contínuas com intuito de redução de custos para que os lucros sejam mantidos ou elevados. Este artigo vem tratar justamente disso, através da estatística aplicada a indicadores de desempenho e de qualidade. Antes de iniciar o processo de kaizen, este artigo aborda a implantação do 5S na empresa alvo do estudo de caso com intuito de organizar e padronizar os processos. Posteriormente ao 5S, implantou-se o kaizen e coletou-se dados que foram tratados estatisticamente. E de posse dos resultados concluiu-se que o sistema foi confirmado pelos resultados estatísticos, após o tratamento e a análise dos dados, e que a finalidade principal dessas duas ferramentas, 5S e kaizen, são de melhorar a competividade e por que não dizer, ter mais garantia da sustentabilidade da empresa.
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