ANÁLISE NUMÉRICA ELASTOPLÁSTICA DA PERDA DE RESISTÊNCIA AO COLAPSO EM UM TUBO DE REVESTIMENTO SUBMETIDO A DESGASTE
Resumo
O desgaste mecânico interno de revestimentos em poços do petróleo é pertinente aos processos de perfuração, acontecendo devido ao atrito da coluna de perfuração rotativa com o tubo de revestimento. Esse tipo de evento pode levar a diminuição considerável da resistência, aumentando o risco de falha por colapso dos tubulares. O problema é mais acentuado em poços profundos e direcionais, pois o peso da coluna sobre a broca é maior, levando a grandes desvios do poço e acentuadas flexões, provocando cargas laterais elevadas. Modelos de previsão da resistência ao colapso de tubos não desgastados podem ser encontrados na norma API/TR 5C3 (2008), já para ensaios com tubos desgastados utiliza-se a norma API 7CW (2015). Para resolução de problemas de engenharia é comum o uso do Método dos Elementos Finitos (MEF), que é capaz de fornecer respostas com boa precisão em problemas de mecânica estrutural, a um custo computacional adequado, especialmente em problemas bidimensionais. Propõe-se uma análise paramétrica da resistência ao colapso de um tubo de grau de aço T-95, variando-se os níveis de desgaste entre 3% e 18%. O modelo numérico é validado para o tubo perfeito, e aplicado ao estudo de redução das resistências em função dos níveis de desgaste. Admite-se um modelo elastoplástico bilinear para o aço. Os níveis de tensão no tubo são verificados no início do escoamento e na iminência de ruptura por tração. Observa-se um decaimento não linear da resistência ao colapso em função dos níveis crescentes de desgaste, nas duas condições analisadas.Referências
AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE. API 7CW. Casing wear tests. 1 ed. Washington D.C., 2015.
AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE. API/TR 5C3. Technical report on equations and calculations for casing, tubing, and line pipe used as casing or tubing. 1 ed. Washington, D.C., 2008.
BOURGOYNE, A. T.; MILLHEIM, K. K.; CHENEVERT, M. E.; YOUNG, F.S. Applied drilling engineering. Richardson: Society of Petroleum. 1991.
MOREIRA JUNIOR, N. Análise experimental e numérica da resistência ao colapso dos tubos de revestimentos sob desgaste interno. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) – LENEP/CCT/UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Macaé. 2012.
TIMOSHENKO, S.; GERE, J. M. Theory of elastic stability. 2. ed. New York: McGraw Hill, p. 222-224, 1936.
KURIYAMA, Y. et al. Effect of wear and bending on casing collapse strength. Society of Petroleum Engineers, 1992.
SAKAKIBARA, N.; KYRIAKIDES, S.; CORONA, E. Collapse of partially corroded or worn pipe under external pressure. International Journal of Mechanical Sciences, v. 50, n. 12, p. 1586-1597, 2008.
SAMUEL, R. et al. Solving the Casing Wear Puzzle Using Stiff String Model. Society of Petroleum Engineers, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.