COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS UTILIZANDO A FERRAMENTA BIM APLICADA NA MODELAGEM DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

Autores

  • Hugo Sávio Penna Aleixo UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ladir Antonio da Silva Junior

Resumo

Resumo: A área da construção civil no Brasil passa por uma grande transformação devido à grande competitividade do mercado. Então, a procura por empreendimentos mais racionais se torna constante e a metodologia de produção da construção atravessa uma evolução no desenvolvimento de projetos que pretende minimizar falhas, melhorando a construção, aperfeiçoando recursos e ganhando em produtividade. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo, demonstrar a eficácia do processo de compatibilização de projetos utilizando a plataforma BIM (Building Information Modeling) e evidenciar as vantagens e desvantagens dessa metodologia. Para alçar os resultados pretendidos, o trabalho consta com uma pesquisa bibliográfica que se dá por meio de fontes seguras e eficazes com a finalidade de embasar e guiar o estudo de caso. Assim, o estudo de caso visa exemplificar o objeto da pesquisa através do princípio da interoperabilidade, por meio da plataforma do BIM, fazendo a junção dos projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário de uma residência unifamiliar, baseado em um projeto arquitetônico existente da empresa Cadnorma, onde os demais projetos foram elaborados pelos autores, ao final deste processo foram verificadas as compatibilizações entre os mesmos, gerando um modelo virtual, onde são verificadas as possíveis interferências na fase de projetos, assim minimizando falhas e atrasos na execução do projeto. Dessa forma, o estudo de caso juntamente com a revisão dos conceitos do assunto tratado, comprovam as vantagens no ato da compatibilização de projetos na construção civil com o auxílio da metodologia BIM e os prejuízos pela falta de compatibilização das disciplinas.

Biografia do Autor

Hugo Sávio Penna Aleixo, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Engenharia Civil pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, cursando pós graduação pela Zigurat em BIM Manager, cursando matéria isolada de Mestrado na UFMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ladir Antonio da Silva Junior

Mestre em Engenharia Civil

Referências

ANDRADE, M. L. V. X.; RUSCHEL, R. C. Building Information Modeling (BIM). In: KOWALTOWSKI, D. C. C. K., et al. O processo de projeto em arquitetura de teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. p. 421-442.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 13531/1995. Elaboração de Projetos de edificações – Atividades Técnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.

AZEVEDO, O. J. M. Metodologia BIM – Building Information Modeling na Direção Técnica de Obras. Braga. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Braga, 2009.

BALEM, F. A. Vantagens da Compatibilização de Projetos na Engenharia Civil Aliada ao Uso da Metodologia Bim. Santa Maria, 2015.

BUILDINGSMART. About buildingSMART: History. Disponível em: <http://buildingsmart.org/about/about-buildingsmart/history/>. Acesso em: 5 set. 2018.

Cadnorma - Tecnologia em projetos. Disponível em: <http://www.cadnorma.com.br/page_93.html>. Acesso em: 22 maio. 2018.

CALLEGARI, S. Análise da Compatibilização de Projetos em Três Edifícios Residenciais Multifamiliares. Dissertação – Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2007.

CHECCUCCI, E. S. et al. Colaboração e Interoperabilidade no contexto da Modelagem da Informação da Construção (BIM). In: XV CONGRESSO SIGRADI. Santa Fé, Argentina, 2011.

CHIPPARI, Patrizia. Compatibilização de projetos economiza tempo e dinheiro. Florianópolis, 2014. Disponível em:<http://www.aecweb.com.br/cont/m/cm/compatibilizacao-de-projetos-economiza-tempo-e-dinheiro_6907 >. Acesso em: 09/10/2017.

COSTA, E. N. Avaliação da Metodologia Bim para a Compatibilização de Projetos. Ouro Preto 2013.

EASTMAN, C. et al. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. New Jersey: John Wiley & Sons, 2008. 490 p.

EASTMAN, C; TEICHOLZ, P; SACKS, R; LISTON, K. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Tradução: Cervantes Gonçalves Ayres Filho et al. Porto Alegre: Bookman, 2014.

FARIA, Renato. Construção Integrada. Revista Téchne: São Paulo, 2007. Disponível em <http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/127/imprime64516.asp>. Acesso em 27 de outubro de 2017.

FERREIRA, Rita Cristina. Os diferentes conceitos adotados entre gerência, coordenação e compatibilização de projetos na construção de edifícios. Workshop Nacional de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifício. São Carlos, 2001.

GOES, R. T. B. Compatibilização de projetos com a utilização de utilização de ferramentas BIM. São Paulo: Instituto de Pesquisa Tecnológicas do Estado de São Paulo. [S.l.], p. 142. 2011.

GRAZIANO, Francisco Paulo. Compatibilização de projetos. Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Mestrado Profissionalizante. São Paulo, 2003.

MELHADO, Silvio Burrattino et al. Coordenação de projetos de edificações. São Paulo: O Nome da Rosa, 2005.

MIKALDO JR, Jorge; SCHEER, Sergio. Compatibilização de Projetos ou Engenharia Simultânea: Qual é a melhor solução? Revista Gestão & Tecnologia de Projetos. Curitiba, 2008.

OLIVEIRA, Rodrigo de. Potencial do BIM. Disponível em: <http://www.academia.edu/10152195/Potencial_do_Bim>. Acesso em: 30 de abril de 2018.

PMI – Project Management Institute. PMBOK – Um Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos. Edição 2000. New Square, PA.: Four Campus Boulevard, 2002 cap.11, p.127-146.

SOUSA JUNIOR, Almir Mariano de; MAIA, Clivia Corina Lima Lobo; CORREIO, Prisciliane Roberta Paula de Azevedo. Compatibilização de projeto arquitetônico, estrutural e sanitário: uma abordagem teórica e estudo de caso. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria – Revista Monografias Ambientais. V 14, n. 2, março de 2014. Santa Maria, 2014.

SOUZA, L; LYRIO, A.; AMORIM, S. Impactos do Uso do BIM em Escritórios de Arquitetura: Oportunidades no Mercado Imobiliário. In: IV ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 2009, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos