ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DO CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM BAIXO CONSUMO DE CIMENTO

Autores

  • Miqueias Cruz Sousa UNASP
  • Lucas silva barboza UNASP
  • Artur Lenz Sartorti UNASP

Resumo

A consolidação do concreto como segundo material mais consumido no mundo tem instigado a busca de soluções para reduzir o consumo de clínquer e as emissões de CO2. Visando o fornecimento de uma contribuição para a sustentabilidade ambiental e da indústria de cimento, esta pesquisa busca analisar a viabilidade econômica do concreto autoadensável (CAA) com baixo consumo de cimento. Neste contexto, foi realizado um estudo da otimização do esqueleto granular e da composição da pasta, sendo aferido reduções de até 25% do consumo de cimento em relação ao CAA de referência. No que tange aos índices de consumo relativo de cimento e de custo unitário por MPa desenvolvido em 1 m³ de concreto, foi verificado que os CAAs com baixo consumo de cimento apresentaram reduções de até 25,73% e 17,72%, respectivamente, ao ser comparado com o CAA de referência. A maior efetividade na redução do índice de consumo relativo a resistência mecânica à compressão do que no consumo de cimento por m³ de concreto observado, se deve a constatação de maiores patamares de resistência mecânica à compressão para a composição com menor volume de pasta e de maior proximidade ao índice ótimo de vazios encontrado na etapa do empacotamento de agregados. Tal resultado, demonstra indícios de que mesmo nas circunstâncias de dosagens com volume de pasta inferiores, a resistência mecânica à compressão pode ser aumentada, comprovando desta maneira a superioridade técnica e financeira do CAA com baixo consumo de cimento em relação as dosagens convencionais de CAA, além dos ganhos em sustentabilidade obtidos pela redução do consumo de clínquer e das emissões de CO2 inerentes a menor quantidade de massa de cimento por m³ de concreto.

Biografia do Autor

Miqueias Cruz Sousa, UNASP

Graduando em Engenharia Civil

Lucas silva barboza, UNASP

Doutor em Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2018), Mestre em Estruturas e Construção Civil também pela Universidade Federal de São Carlos (2016), Pós graduado em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2014) e Bacharel em Engenharia Civil também pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - campus Engenheiro Coelho). Tem estudos realizados na área de Sistemas estruturais, estruturas e materiais de construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto com baixo consumo de cimento, concreto autoadensável e concreto de alta resistência. Durante o período de experiência no magistério superior, tem sido responsável por disciplinas nas áreas de estruturas e construção civil.

 

Artur Lenz Sartorti, UNASP

Doutor em Ciências, Programa de Engenharia Civil (Estruturas) na Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2015), Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado de Engenharia Civil do Centro Universitário Adventista de São Paulo na área de Estruturas, Coordenador do Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura - NUTEA/UNASP e Coordenador do curso de pós graduação em Estruturas de Concreto: Projeto e Prática no UNASP/EC. Engenheiro Civil Calculista/Projetista de Estruturas. Foi Calculista/Projetista de Estruturas na ILTRUK - Projetos & Consultoria Técnica-Comercial Ltda. apoiando as ações de consultoria da mesma. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto Armado/Protendido, Estruturas Metálicas, Mecânica das Estruturas, Análise de Estruturas, Dinâmica das Estruturas e Análise Laboratorial de Estruturas e Materiais.

Referências

ALCOFORADO, L. F. M. Viabilidade econômica do concreto autoadensável na construção de prédios em Goiânia – GO. IPOG – Revista Especialize, jan. 2013.

ALMEIDA FILHO, F. M. (2006). Contribuição ao estudo da aderência entre barras de aço e concretos autoadensáveis. 2006. 292 f. Tese de doutorado, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

ANDRADE, J. J. de O.; TUTIKIAN, B. F. Resistência Mecânica do Concreto. In: ISAIA, G. C. (ed.). Concreto: Ciência e Tecnologia. São Paulo, Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), 2011, v.1, p. 615-651.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

_____. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

_____. NBR 9833: Concreto fresco: determinação da massa específica, do rendimento e do teor de ar pelo método gravimétrico. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.

_____. NBR 12655: Concreto de Cimento Portland – preparo, controle e recebimento: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

_____. NBR 15823: Concreto autoadensável. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.

_____. NBR NM 45: Agregados: determinação de massa unitária e do volume de vazios. Rio de Janeiro: ABNT, 2006.

BARBOZA, L. S. Estudo sobre o impacto da redução do consumo de cimento no comportamento mecânico do concreto autoadensável. 2016. 174 f. Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

BARROS, A. R. de. Avaliação do comportamento de vigas de concreto auto-adensável reforçado com fibras de aço. Maceió: UFAL, 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal de ALogoas, Maceió, 2009.

BRASIL MINAS (2019). Pó de calcário (Ficha técnica, 2015). Disponível em: http://www.brasilminas.net/produtos_item.php?id=calc%C3%A1rio. Acesso em: 21 de fevereiro. 2019.

CHEMISTRY WORLD. The concrete conundrum. Chemistry World, p. 62-66, mar. 2008. Disponível em: http://www.rsc.org/images/Construction_tcm18-114530.pdf.: Acesso em: 5 de mar. 2017.

CORBIOLI, N. Concreto autoadensável se mostra como alternativa viável para o mercado. 2016. Disponível em: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/236/concreto-autoadensavel-se-mostra-como-alternativa-viavel-para-o-mercado-375638-1.aspx. Acesso em: 5 de mar. 2017.

DE LARRARD, F.; BOSE, F.; CATHERINE, C.; DEFLORENNE, F. (1997). The AFREM method for mix-design of high performance concrete. Materials and Structures, Vol. 30, p. 439-446.

GOMES, P. C. C.; BARROS, A. R. DE. Métodos de dosagem de concreto autoadensável. São Paulo: Pini, 2009.

GOMES, P. C. C. Optimization and characterization of high-strength self-compacting concrete. 2002. 150 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, 2002.

GRACE (2019). Aditivos para concreto. Disponível em: <https://www.aecweb.com.br/cls/catalogos/grace/adva_cast525.pdf>. Acesso em: 21 de fevereiro. (2019).

LISBÔA, E. M. (2004). Obtenção do concreto auto-adensável utilizando resíduo do beneficiamento do mármore e granito e estudo de propriedades mecânicas. Maceió: UFAL, 2004. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2004.

MEHTA, P. K. Greening of the concrete industry for sustainable development. Concrete International. Jul. 2002.

MELO, K. A. de (2005). Contribuição à dosagem de concreto autoadensável com adição de fíler calcário. Florianópolis: UFSC, 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

MORAES, K. A. de M. (2010). Otimização do uso de adições minerais para a produção de concreto auto-adensável. Recife: UFPE, 2010. 215 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

MOLIN, D. C. C. D., Adições minerais. In: ISAIA, G. C. (ed.). Concreto: Ciência e Tecnologia. São Paulo, Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), 2011, v.1, p. 261-309.

PEREIRA, T. A. C. (2010). Concreto autoadensável, de alta resistência, com baixo consumo de cimento Portland e com adições de fibras de lã ou rocha ou poliamida. 2009. 281 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) – Departamento de Estruturas, Escola de Engenharia de Estruturas, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

REBMANN, M. S. Durabilidade de concretos estruturais com baixo consumo de cimento Portland e alta resistência. 2011. 211 p. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos – SP, 2011.

REBMANN, M. S. Robustez de concretos com baixo consumo de cimento Portland: desvios no proporcionamento e variabilidade granulométrica e morfológica dos agregados. 2016. 252 p. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

REPETTE, W. L., Concreto Autoadensável. In: ISAIA, G. C. (ed.). Concreto: Ciência e Tecnologia. São Paulo, Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), 2011, v.2, p. 1769-1806.

SOUZA, T. C. C. DE; SUZUKI, S.; LUDVIG, P.; CALIXTO, J. M.; LADEIRA, L. O. Nanotubos de carbono: um caminho para a sustentabilidade de materiais cimentícios. Concreto & Construções: Sustentabilidade na construção – Ecoeficiência do concreto e das estruturas de concreto, São Paulo, ano LXXVII, p. 20-24, jan./mar. 2015. ISSN 1809-7197.

TECNOSIL (2019). Sílica Ativa (Ficha técnica do produto). Disponível em: <http://www.tecnosilbr.com.br/wp-content/themes/tecnosilbr/download/catalogo-silica-ativa.pdf>. Acesso em: 21 de fevereiro. 2019.

TUTIKIAN, B. F. Método para dosagem de concretos autoadensáveis. 2004. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2004.

TUTIKIAN, B. F. Proposição de um método de dosagem experimental para concretos auto-adensáveis. 2007. 163 f. Tese (Doutorado em Engenharia), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2007.

VOTORANTIM (2019). CP II Z-32 (Ficha técnica do produto). Disponível em: <http://www.vcimentos.com.br/htms-ptb/Produtos/Cimento.htm>. Acesso em: 21 de fevereiro. 2019.

WBCSD. Cement Technology Roadmap 2009: Carbon emissions reduction up to 2050. Geneva/Switzerland: World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), 2009.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Edição

Seção

Artigos