DESEMPENHO DE CONCRETOS COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO POR CINZA DE CASCA DE ARROZ
Resumo
O concreto é o material de construção mais utilizado na construção civil, e o cimento é o principal componente do concreto, sendo o mesmo, o material mais oneroso empregado na sua produção. Estudos demonstram que é possível realizar a substituição parcial do cimento por cinza de casca de arroz na produção de concreto. Sendo assim, este trabalho avaliou a influência da substituição parcial em massa do cimento pela cinza de casca de arroz nos teores de 5, 10, 15 e 20%. A avaliação foi feita a partir de testes de resistência à compressão no concreto, módulo de elasticidade, além do comportamento físico, a partir da absorção por sucção capilar. Através dos resultados obtidos nos ensaios é possível concluir que foram obtidas melhorias nas propriedades físicas e mecânicas no concreto. Na substituição de 5% de cimento por cinza de casca de arroz obteve-se um aumento da resistência à compressão, enquanto que nas outras substituições obteve-se uma redução na resistência à compressão, porém mantém valores de resistência que permitem o seu emprego como concreto estrutural. No ensaio de absorção de água por capilaridade a utilização da cinza de casca de arroz proporcionou uma menor absorção capilar em todos os teores de substituições, demonstrando que a substituição do cimento pela cinza de casca de arroz é viável quanto aos critérios de absorção de água.
Referências
ADÃO, F.X.; HERMELEY, A. Concreto armado – Novo Milenio – Cálculo prático e econômico. Editora Interciencia. Rio de Janeiro, 2002.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5738, concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.
_____NBR 5739, concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
_____NBR 8522, concreto - Determinação do módulo estático de elasticidade à compressão. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.
_____NBR 9779, argamassa e concreto endurecidos — Determinação da absorção de água por capilaridade. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
DUART, M.A. Estudo da microestrutura do concreto com adição de cinza de casca de arroz residual sem beneficiamento. Tese de mestrado. Universidade federal de Santa Maria. Santa Maria, 2008.
GONÇALVES, G.E; SABIONI, A.C.S.; FERRAZ, W.B.; COSTA, G.M.; BRITO, W.; DIAS, J.A.; GARCIA, F.A.C. Síntese e caracterização de mulita utilizando sílica obtida da casca de arroz. Rem: Revista Escola de Minas, v. 62, n. 3, p. 367-372, jul./set. 2009.
Helene, P. R., e Terzian, P. Manual de dosagem e controle do concreto. Pini. 1992.
MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto. Microestrutura, propriedades e materiais. 2ª ed. São Paulo: IBRACON, 2014.
MILANI, A.P.S. Avaliação física, mecânica e térmica do material solo-cimento-cinza de casca de arroz e seu desempenho como parede monolítica. Tese de doutorado. Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola. Campinas, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.