IMPACTOS AMBIENTAIS DO CICLO DE VIDA DE TURBINAS EÓLICAS NO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
O constante crescimento do consumo energético mundial tem feito surgir fontes alternativas de energia. A energia eólica tem importante papel nesse cenário, no entanto pouca preocupação tem sido direcionada aos impactos gerados, assim como o descarte de componentes de aerogeradores no fim de sua vida útil. O objetivo desse trabalho é identificar os impactos ambientais gerados pelo ciclo de vida das turbinas eólicas no Estado do Ceará. Foi criado o Questionário de Impactos Ambientais do Ciclo de Vida de Turbinas Eólicas com 20 perguntas objetivas, e este foi dividido em 3 blocos: impactos relacionados à instalação, impactos relacionados à operação e impactos relacionados ao descarte de componentes. O estudo foi realizado com empresas localizadas no Ceará, Brasil, que realizam projeto, instalação e manutenção de parques eólicos. Ao todo 7 empresas participaram voluntariamente do estudo. 57,1% dos parques eólicos estão localizados próximos a áreas residenciais ou de preservação ambiental. Aproximadamente 86% dos empreendimentos necessitaram de construção de vias de acesso. 57,1% das empresas não realizam reciclagem de equipamentos ou componentes descartados e 100% dessas não têm estudado medidas para implementar políticas de reciclagem. É possível identificar características e fatores geradores de impactos ambientais que poderiam ser minimizados, caso medidas preventivas fossem tomadas pelas empresas em questão. Os danos ao meio ambiente e inerentes a geração de energia eólica podem ser controlados com a adesão de políticas que priorizem a reciclagem de materiais e proteção do meio ambiente.
Referências
BARBOSA FILHO, W. P. & DE AZEVEDO, A. C. S. Impactos ambientais em usinas eólicas. Agrener GD, Vol. 1, p. 1-17, 2013.
BARRADAS, R. V. Impactos socioambientais nas aplicações de energia eólica para geração de eletricidade. 2014. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Pós-Graduação em Formas Alternativas de Energia. Universidade Federal de Lavras. Lavras, 2014.
BATISTA, C. T. A Mineração de Agregados na Região Metropolitana de Fortaleza: Impactos Ambientais e Conflitos de Uso e Ocupação do Solo. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1422> Acessado: 15/05/2018
CRISTINO, L. G. Vem aí a sucata eólica. Revista UNESP Ciência, São Paulo, ano 3, n. 29, p. 42-43, abr. 2012.
CUSTÓDIO, R.S. Energia eólica para produção de energia elétrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Revista e ampliada. Editora Synergia, 2013.
ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Artes Médicas, 2005.
LIMA, S.A. Influência de características ambientais no ciclo de vida dos componentes de turbinas eólicas. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Engenharia de Produção. Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza, 2016.
PINTO, M. O. Fundamentos de Energia Eólica. LTC Editora, 2013.
WANG, C. & PRINN, R.G. Potential climatic impacts and reliability of very large-scale wind farms. Atmospheric Chemistry and Physics Vol. 10, n. 4, p. 2053-2061, 2010.
WANG, S & WANG, S. Impacts of wind energy on environment: A review. Renewable and Sustainable Energy Reviews Vol. 49, p. 437-443, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.