APLICAÇÃO DO RADAR DA INOVAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS: DIMENSÃO AMBIÊNCIA INOVADORA
Resumo
Em um mercado cada vez mais globalizado, exigente e competitivo, a inovação desponta como fator diferencial para o crescimento ou sobrevivência das micro e pequenas empresas. O desenvolvimento de um ambiente empresarial capaz de estimular continuamente a inovação permite melhorias significativas em diversas áreas de um negócio. Assim, diante dos aspectos apresentados, este estudo objetivou a análise da evolução da dimensão Ambiência Inovadora e seu impacto no cenário de inovação de pequenas empresas do segmento de indústrias de embalagens em Feira de Santana. A metodologia delineada para desenvolvimento do artigo foi a pesquisa exploratória, baseada em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos permitiram verificar que embora todas as empresas analisadas obtivessem avanços, a empresa que realizou o desenvolvimento de ações direcionadas a dimensão Ambiência Inovadora obteve resultados mais significativos, que impactaram em outras dimensões através do incentivo ao conhecimento externo e valorização da inovação, resultando assim em maiores avanços no seu Grau de Inovação Global.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.