GRAU DE MATURIDADE DO USO DO BIM 4D E BIM 5D EM EMPRESSAS CONSTRUTORAS

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Resumo

Diferente de modeladores 2D e 3D convencionais, o processo Building Information Modeling (BIM) busca unir profissionais do setor de construção na criação de um modelo virtual preciso, permitindo coletar diversas informações no mesmo projeto. Diante do exposto, este estudo buscou analisar como a metodologia BIM vem sendo empregada na geração de cronogramas físico-financeiros pelas empresas do setor da construção civil, bem como seu nível de maturidade em relação à implantação do conceito BIM 4D e BIM 5D. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória com seis empresas, composta por questionário de questões objetivas e dissertativas, e uma entrevista de diálogo aberto sem que houvesse respostas predefinidas. Os resultados obtidos com o questionário e entrevista evidenciaram que a maioria dos profissionais explora superficialmente o potencial do conceito BIM. Já 83,33% dos participantes utilizam o BIM 5D, 33,33% utilizam o BIM 4D e BIM 5D e 16,66% não utilizam o BIM 4D ou BIM 5D. Dentre as principais dificuldades na implantação está na mão de obra qualificada, na falta de detalhamento das fases do projeto e a especificação do uso do modelo em todas as suas etapas. Ficou evidente que poucos profissionais utilizam o conceito BIM para cronograma físico-financeiro. Na sua maioria, os softwares são utilizados apenas para elaboração de projetos 3D, compatibilização e levantamento de quantitativos, e auxílio em alguns insumos do orçamento, deixando de aplicar a potencialidade presente na metodologia BIM.

Biografia do Autor

Arthur Felipe Echs Lucena, Universidade Estadual de Londrina

Engenheiro Civil (Universidade Estadual de Maringá, 2018) com período sanduíche através do programa MARCA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestre em Engenharia Civil (Universidade Estadual de Londrina, 2019). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Professor Assistente no Centro Universitário Ingá (Uningá) e Professor de Matemática e Gestor de Recursos Educacionais no Colégio Santa Cruz. Como pesquisador, atua principalmente nas temáticas de tecnologia e gestão na construção civil, Lean Construction, gestão da segurança na construção civil, planejamento e controle da produção, realidade virtual e aumentada. Premiações: melhor artigo na categoria Virtualização Inteligente no II Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção (SBTIC 2019); 1º Lugar no Prêmio Sinduscon Academias 2017, promovido pelo SINDUSCON-NOR/PR; 2º lugar no 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade; menção honrosa na categoria Dissertação no 1º Prêmio Conenx de Trabalhos Acadêmicos (2020).

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Publicado

2023-07-05