INVESTIGAÇÃO PATOLÓGICA EM UMA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO DE UMA EDIFICAÇÃO ESCOLAR, ATRAVÉS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTÍVEIS

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Resumo

No contexto de edificações escolares públicas, os impactos oriundos aos danos produzidos nas edificações podem ser consideravelmente agravados em função dos papeis nas quais as mesmas desempenham para a sociedade. Desse modo, através do procedimento de amostragem e de demais critérios estabelecidos, foi selecionado uma escola pública da rede estadual do município de Santarém, no Oeste do Pará, na qual apresentou, em uma avaliação preliminar, os maiores danos referentes a ação de patologias em estruturas de concreto armado existentes em edificações. Em tal escola foi realizado a caracterização da incidência de tais patologias identificadas, levantando hipóteses em torno de seus possíveis mecanismos de origem e desenvolvimento. De modo a avaliar os danos produzidos em componentes de concreto armado afetados, foram executados ensaios não destrutíveis nos quais possibilitaram a averiguação de uma correlação entre as hipóteses levantadas, referentes a incidência de determinadas patologias, com os resultados obtidos pelos procedimentos. Posteriormente, foi possível observar as ocorrências de problemas relacionados a inexistência de um processo efetivo de manutenção, nos quais conduziram a uma redução dos níveis de durabilidade de diversos componentes causados pela exposição a elevados níveis de umidade, manifestação de fissuras, armaduras expostas e em processo de corrosão, entre outras falhas. Ao fim, a partir das análises desenvolvidas são sugeridos procedimentos terapêuticos para as patologias identificadas, possibilitando uma abordagem em torno do reforço e recuperação dos componentes danificados.

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Publicado

2023-07-11