CONTROLE LÓGICO DE PROCESSO INDUSTRIAL VIRTUALIZADO POR MEIO DE SIMULAÇÃO HARDWARE-IN-THE-LOOP PARA O ENSINO DE CONTOLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a viabilidade da técnica hardware-in-the-loop como uma ferramenta facilitadora para o ensino de controladores lógicos programáveis em automação industrial. Para isso, foi realizado um estudo tecnológico utilizando o simulador Factory I/O e um controlador lógico programável real. O estudo resultou no desenvolvimento de um controlador lógico para um processo industrial virtualizado constituído por esteiras transportadoras e estações de transferência para a movimentação de paletes. O controlador lógico foi desenvolvido usando o método clássico de análise de condições por meio de tabela-verdade, e posteriormente, as equações lógicas das saídas foram simplificadas por Mapas de Karnaugh. Os resultados indicam que a técnica hardware-in-the-loop é uma importante ferramenta no ensino e aprendizagem de controle e automação industrial, permitindo que os alunos realizem a experimentação prática em um ambiente simulado, possibilitando o contato com processos industriais complexos e o desenvolvimento de seus respectivos controladores, visualizando o seu funcionamento em um sistema controlado realista, beneficiando a compreensão e fixação de conceitos teóricos.

Biografia do Autor

Brehme D'napoli Reis de Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e candidato ao título de Mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais com ênfase em Mecânica Espacial e Controle pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Açailândia, da área de automação e controle, Coordenador do Curso Técnico em Automação Industrial e integrante do grupo de pesquisa Automática. Os seus campos de pesquisa são em Engenharia Elétrica, Aeroespacial e Robótica com interesse em temas como: projeto de controladores, automação industrial, identificação de sistemas, estimação de parâmetros e estados, inteligência computacional em controle, sistemas mecatrônicos e aeroespaciais.

Downloads

Publicado

2023-07-11