EXPLORANDO ALTERNATIVAS ECO-AMIGÁVEIS: ÓLEOS DE BABAÇU E MORINGA COMO ELEMENTOS VISCOELÁSTICOS EM USINAGEM POR FLUXO ABRASIVO PARA MELHORIA DA QUALIDADE SUPERFICIAL DE LIGAS METÁLICAS

Autores

  • Janaína Fracaro de Souza Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1920-3591
  • Alisson Caetano Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio/Mestrando https://orcid.org/0000-0003-0908-2631
  • João Victor Severino Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luiz Mateus Fernandes Romano Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O desenvolvimento de uma nova mistura viscoelástica para o processo de usinagem por fluxo abrasivo à base de óleos vegetais de coco babaçu e moringa, gesso e carbeto de silício é o objetivo principal do trabalho. Para a validação da mistura, são realizados ensaios com diferentes combinações de três ciclos de operação e duas ligas metálicas – aço SAE 1045 e liga de alumínio ASTM 1050 – para que os resultados de rugosidade superficial e redução percentual de massa dos corpos de prova sejam analisados. Os parâmetros avaliados foram a redução percentual na rugosidade da superfície usinada pelos parâmetros Ra, Rq, e Rz, e a quantidade de material extraído. Foi possível comprovar a eficácia da mistura proposta, com redução máxima de 90,93% na rugosidade dos corpos de prova da liga de alumínio, com melhoria constante dependendo do número de ciclos. Resultados positivos foram obtidos nas ligas SAE 1045, com redução máxima de 56,09%, mas com necessidade de um número de ciclos mais significativo para comprovar a relação linear entre a redução de rugosidade e o número de ciclos. A pasta abrasiva proposta mostrou-se promissora para aplicações em usinagem de ligas com baixa resistência mecânica, apresentando potencial dentro de propostas de baixo custo e ecologicamente corretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Fracaro de Souza Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e pós-doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de São Paulo. Desde 2013 atua como professora da UTFPR. Orienta pesquisas nas pós-gradução e na graduação. Tem experiência industrial e acadêmica na área de engenharia mecânica e produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, sustentabilidade em processos de fabricação, otimização nos processos de manufatura de industrias ferramentarias e aplicação da tribologia com relação ao desenvolvimento de lubrificantes industriais. Possui parcerias com o laboratório de Centro de competência em Manufatura (ITA), RWTH-Aachen ? Alemanha (Fraunhofer) e Instituto Politécnico de Brangança (IPB - Portugal). É coordenado do projeto LONDRIBAJA na UTFPR-Londrina.

Alisson Caetano Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio/Mestrando

Atual mestrando em Engenharia Mecânica pela UTFPR, multi-campus Cornélio Procópio/PR e Ponta Grossa/PR, com linha de pesquisa em Caracterização dos Materiais Utilizados em Engenharia Mecânica. Bacharel em Engenharia Mecânica pela UTFPR, campus Cornélio Procópio/PR (2021). Técnico de Nível Médio em Eletromecânica pelo SENAI, campus Santo Antônio da Platina/PR (2013). Possui experiência acadêmica com participação em projeto de extensão Ecodelta, voltado à desenvolvimento de veículo de eficiência energética, com foco em desenvolvimento de chassi. Possui experiência profissional e acadêmica nas áreas de Engenharia Mecânica, Métodos e Processos e Qualidade, com atuação teórica nos seguintes temas: soldagem, projetos mecânicos, ferramentas da qualidade, verificação de parâmetros e estabilidade do processo de soldagem.

Downloads

Publicado

2023-12-19