EXPLORANDO ALTERNATIVAS ECO-AMIGÁVEIS: ÓLEOS DE BABAÇU E MORINGA COMO ELEMENTOS VISCOELÁSTICOS EM USINAGEM POR FLUXO ABRASIVO PARA MELHORIA DA QUALIDADE SUPERFICIAL DE LIGAS METÁLICAS

Autores

  • Janaína Fracaro de Souza Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1920-3591
  • Alisson Caetano Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio/Mestrando https://orcid.org/0000-0003-0908-2631
  • João Victor Severino Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luiz Mateus Fernandes Romano Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O desenvolvimento de uma nova mistura viscoelástica para o processo de usinagem por fluxo abrasivo à base de óleos vegetais de coco babaçu e moringa, gesso e carbeto de silício é o objetivo principal do trabalho. Para a validação da mistura, são realizados ensaios com diferentes combinações de três ciclos de operação e duas ligas metálicas – aço SAE 1045 e liga de alumínio ASTM 1050 – para que os resultados de rugosidade superficial e redução percentual de massa dos corpos de prova sejam analisados. Os parâmetros avaliados foram a redução percentual na rugosidade da superfície usinada pelos parâmetros Ra, Rq, e Rz, e a quantidade de material extraído. Foi possível comprovar a eficácia da mistura proposta, com redução máxima de 90,93% na rugosidade dos corpos de prova da liga de alumínio, com melhoria constante dependendo do número de ciclos. Resultados positivos foram obtidos nas ligas SAE 1045, com redução máxima de 56,09%, mas com necessidade de um número de ciclos mais significativo para comprovar a relação linear entre a redução de rugosidade e o número de ciclos. A pasta abrasiva proposta mostrou-se promissora para aplicações em usinagem de ligas com baixa resistência mecânica, apresentando potencial dentro de propostas de baixo custo e ecologicamente corretas.

Biografia do Autor

Janaína Fracaro de Souza Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e pós-doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de São Paulo. Desde 2013 atua como professora da UTFPR. Orienta pesquisas nas pós-gradução e na graduação. Tem experiência industrial e acadêmica na área de engenharia mecânica e produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, sustentabilidade em processos de fabricação, otimização nos processos de manufatura de industrias ferramentarias e aplicação da tribologia com relação ao desenvolvimento de lubrificantes industriais. Possui parcerias com o laboratório de Centro de competência em Manufatura (ITA), RWTH-Aachen ? Alemanha (Fraunhofer) e Instituto Politécnico de Brangança (IPB - Portugal). É coordenado do projeto LONDRIBAJA na UTFPR-Londrina.

Alisson Caetano Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio/Mestrando

Atual mestrando em Engenharia Mecânica pela UTFPR, multi-campus Cornélio Procópio/PR e Ponta Grossa/PR, com linha de pesquisa em Caracterização dos Materiais Utilizados em Engenharia Mecânica. Bacharel em Engenharia Mecânica pela UTFPR, campus Cornélio Procópio/PR (2021). Técnico de Nível Médio em Eletromecânica pelo SENAI, campus Santo Antônio da Platina/PR (2013). Possui experiência acadêmica com participação em projeto de extensão Ecodelta, voltado à desenvolvimento de veículo de eficiência energética, com foco em desenvolvimento de chassi. Possui experiência profissional e acadêmica nas áreas de Engenharia Mecânica, Métodos e Processos e Qualidade, com atuação teórica nos seguintes temas: soldagem, projetos mecânicos, ferramentas da qualidade, verificação de parâmetros e estabilidade do processo de soldagem.

Downloads

Publicado

2023-12-19