OPERAÇÕES DA MODALIDADE ROLL-ON ROLL-OFF NO MODAL MARÍTIMO

PROKNOW-C DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL

Autores

Resumo

Os impactos do Roll-on/Roll-off (RoRo) na cadeia de suprimentos vêm sendo pouco discutidos na literatura. Por haver poucos estudos, há falta de propriedade na área, uma vez que existem estudos sobre o plano de estiva de um navio RoRo, mas não há pesquisas que esclareçam as potencialidades da operação quanto a cadeia de suprimentos. Esta pesquisa tem como escopo analisar os impactos que as operações RoRo implicam na cadeia de suprimentos, e visa identificar na literatura um portfólio bibliográfico relevante e alinhado à temática. A metodologia Proknow-C foi utilizada para a seleção e análise bibliométrica dos artigos. Entre os resultados estão: (i) um PB composto por 17 artigos alinhados ao tema e com evidências de reconhecimento científico; (ii) Transportation Research; Maritime Policy and Management e Transportation Research Record como os mais proeminentes no assunto; (iii) dos 44 autores relacionados ao PB, destaca-se Kjetil Fagerholt, com 5 artigos na amostra; (iv); as palavras-chave mais comumente encontradas em artigos de PB são “Maritime transportation” e “Fleet deployment”, seguidas dos termos “Ro–Ro” e “shipping”. Os resultados obtidos contribuem para novos estudos relacionados ao tema e oferecem um processo replicável para sua atualização.

Biografia do Autor

CINDY STEPHANE LARA MACHADO, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharela em Administração (FURG)

ERROL FERNANDO ZEPKA PEREIRA JUNIOR, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Administração (FURG); MBA em Gestão estratégica de Negócios (Unopar); Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação (IFMG); Aperfeiçoado em Como ensinar a distância (Uniasselvi), Bacharel em Administração (FURG) e Licenciado em História (Uniasselvi). Atualmente, é Estudante do Doutorado em Administração (UFSC).

SAMUEL VINICIUS BONATO, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS); Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV); e Bacharel em Administração de Empresas (FURG). Professor na FURG.

Downloads

Publicado

2023-12-28