A pesquisa sobre política educacional: estudo sobre o GT5 da ANPEd

Autores

  • Armando de Castro Cerqueira Arosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta os principais traços epistemológicos que caracterizam a produção acadêmica sobre política educacional referenciada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). A pesquisa examinou os resumos e os trabalhos aprovados pelo GT-5 Estado e Políticas Educacionais, entre 2000 e 2009, partindo de pressupostos analíticos do materialismo histórico e dialético. Os traços principais apontam para uma sobreposição de abordagens teóricas - incorporarem-se paradigmas distintos, alguns ligados ao materialismo dialético, mas mantêm-se, muitas vezes, características funcionalistas.

 

Palavras-chave: Epistemologia de políticas educacionais. Políticas Públicas. Pesquisa Educacional. ANPEd. GT5.

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Publicado

2017-08-13

Como Citar

AROSA, A. de C. C. A pesquisa sobre política educacional: estudo sobre o GT5 da ANPEd. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 10–29, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10447. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos