Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.002

Resumo

Resumo: Este artigo aborda o significado da expressão “epistemologias da política educacional” esclarecendo conceitos correlatos como gnosiologia, teoria do conhecimento, ciência política e ciências práticas. Considerando que as ciências práticas implicam a relação dialética entre teoria e prática, conclui-se que a análise epistemológica das políticas educacionais pressupõe a compreensão da política educacional como uma atividade que se exerce no entrecruzamento de duas ciências práticas: a ciência política e a ciência pedagógica.

 

Palavras-chave: Teoria do conhecimento. Epistemologia. Políticas educacionais. Ciências práticas. Ciência política. Ciência pedagógica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bobbio, N. (1999). “Verbete Ciência Política”. In: Bobbio, N., Matteucci, N. & Pasquino, G. Dicionário de política, (pp. 164 - 169). 12ª ed. Brasília: Ed.UnB, p. 164-169.

Descartes, R. (1962). Obra escolhida. São Paulo: Difusão Européia do Livro.

Pereira, I. (1976). Dicionário grego-português e português-grego. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa.

Schmied-Kowarzik, W. (1983). Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense.

Tello, C. (2013). Las epistemologías de la política educativa – notas históricas y epistemológicas sobre el campo. En Tello, C. Epistemologías de la política educativa – posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp. 23-68). Campinas: Mercado de Letras.

Downloads

Publicado

2017-08-14

Como Citar

SAVIANI, D. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 2, p. 1–5, 2017. DOI: 10.5212/retepe.v.2.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10477. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos