Produção científica em redes de colaboração no campo da Política Educacional no Brasil (2000 - 2014)
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.010Resumo
Resumo: O presente estudo investigou os processos de articulação e produção científica por intermédio das lutas geradas entre as diferentes posições de agentes em redes de colaboração, no campo da Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região nordeste do Brasil, no período de quinze anos (2000-2014). Para tal, amparado no fazer sociológico e na teoria do campo científico de Pierre Bourdieu, a ênfase recai no agente que produz uma representação acadêmica no campo da Política Educacional de caráter científico e institucionalizado, bem como os condicionantes sociais de sua prática. Metodologicamente, buscou-se estabelecer a estrutura do espaço de produção acadêmica, por meio da utilização de instrumentos estatísticos e análise de redes sociais. A organização do campo da Política Educacional se dá, sobretudo, pelas disputas empreendidas entre os pares na busca pela autoridade científica, isto é, a conquista pelo crédito científico tem importância fundamental no mercado das publicações científicas, em que os resultados das pesquisas ganham projeções no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e se transformam em créditos na comunidade científica que, consequentemente, são trocados por outros em redes de colaboração.
Palavras-chave: Política Educacional. Campo Científico. Redes de Colaboração. Produção Científica.
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