A pesquisa em Política Educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético – revisão de literatura

Autores

  • Ediógenes Paes de Camargo Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.007

Resumo

Resumo: Este artigo presenta uma revisão de literatura de trabalhos que discutem o materialismo histórico e dialético como fundamento das pesquisas do campo da Política Educacional. Envolve a análise de 37 textos distribuídos em cinco categorias, e explicita uma visão geral sobre a constituição do campo da Política Educacional no Brasil. Ainda apresenta as contribuições e os entraves frequentemente enfrentados pelos pesquisadores que adotam esse referencial.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Materialismo histórico e dialético. Revisão de literatura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ediógenes Paes de Camargo, Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe

 

 

Referências

ALMEIDA, M. L. P.; SILVA, R. La perspectiva epistemológica marxista de Gramsci y la investigación de Políticas Educacionales: su vinculación con el rol de la universidad. In: TELLO, C. (Comp.). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras. 2013a. p. 269-298.

ALMEIDA, M. L. P.; SILVA, R. A perspectiva epistemológica de Gramsci e a pesquisa de Políticas Educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013b. p. 27-54.

BENITE, A. C. Considerações sobre o enfoque epistemológico do materialismo histórico-dialético na pesquisa educacional. Revista Ibero-Americana de Educação, v. 50, n. 4, p. 1-15, set. 2009.

BITTAR, M.; FERREIRA JUNIOR, A. História, epistemologia marxista e pesquisa educacional brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 489-511, maio/ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000200010

BITTAR, M.; FERREIRA JUNIOR, A. Marxismo e culturalismo: Reflexões Epistemológicas sobre a pesquisa em história da educação. In. XAVIER, L.; TAMBARA, E.; PINHEIRO, A. C. F. (Orgs.). História da educação no Brasil: Matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: Edufes, 2011. p. 77-107.

COSTA, R. C. O método materialista histórico e dialético e a práxis revolucionária: contribuições às análises das Políticas Educacionais. In: Jornadas Latinoamericanas de Estudios Espistemológicos en Política Educativa, 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: ReLePe, 2014. p. 1-21.

DEITOS, J. M.; SOBZINSKI, S. J. O materialismo histórico e dialético: contribuições para a análise de políticas educacionais. Impulso, Piracicaba, v. 25, n. 63, p. 101-118, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v25n63p101-118

DEL ROIO, M. Prefácio. In: SCHLESENER, A. H.; MASSON, G.; SUBTIL, M. J. D. (Orgs.). Marxismo (s) & educação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. p. 13-275.

FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. O lugar da teoria na pesquisa em Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 230-247, jul./dic. 2016.

FERREIRA JUNIOR, A. A influência do marxismo na pesquisa em educação brasileira. Revista Histedbr On-line, Campinas, n. 49, p. 35-44, mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640319

FRACO, K. J. S. M.; CARMO, A. C. F. B.; MEDEIROS, J. L. Pesquisa qualitativa em educação: breves considerações acerca da metodologia materialismo histórico e dialético. Revista Sapiência - sociedade, saberes e práticas educacionais, Iporá, v. 2, n. 2, p. 91-103, jul./dez. 2013.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. p. 69-90.

FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILE, P. (Org.). Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 77-237.

GOMIDE, C. D.; JACOMELI, M. R. M. O método de Marx na pesquisa sobre Políticas Educacionais. Políticas Educativas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 64-78, 2016.

JESUS, S. M. S. A.; LACKS, S.; ARAÚJO, M. G. B. Problemas de pesquisa na Pós-Graduação: questões colocadas a partir da epistemologia histórico-dialética. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 291-308.

JESUS, W. F. Alto lá! Uma nova ordem é possível: contribuições do materialismo histórico à pesquisa e as políticas em educação. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 227-261.

KUENZER, A. Z. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 55-75.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698173480

MAINARDES, J. A pesquisa no campo da Política Educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-21, 2018a. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230034

MAINARDES, J. Reflexões sobre o objeto de estudo da Política Educacional. Laplage em revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 186-201, jan./abr. 2018b. DOI: https://doi.org/10.24115/s2446-6220201841399p.186-201

MAINARDES, J.; STREMEL, S.; SOARES, S. T. Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional no Brasil: mapeamento e reflexões. Movimento, Niterói, v. 5, n. 8, 2018.

MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da Política Educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-17, jul. 2016.

MANCEBO, M. E. La enseñanza de Política Educativa en Uruguay: ¿acumulación incipiente o rezago? Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1 -15, 2016. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.014

MARCON, T. Epistemologia e Política Educacional: contribuições de Santos e Wallerstein. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 30-55, jan./jun. 2016.

MASCARENHAS, A. C. B. A contribuição do materialismo histórico-dialético para análise das Políticas Educacionais. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 177-200.

MASSON, G. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre Políticas Educacionais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9. 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Anped Sul, 2012. p. 1-13.

MASSON, G. Orientações para o desenvolvimento de investigação em Políticas Educativas a partir da teoria marxista. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 55-76.

MASSON, G. A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre Políticas Educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético. In: CUNHA. C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 201-225.

MASSON, G.; MAINARDES, J. Las contribuciones de la perspectiva marxista para la investigación sobre Políticas Educativas. In: TELLO, C. (Comp.). Epistemologías de la Política Educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 319-348.

MASSON, G.; SUBTIL, M. J. La perspectiva del Marxismo en la investigación en Política Educativa en Latinoamérica. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2012, Buenos Aires. Anais… Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2012. p. 1.

MENDES, V. R. Reflexões sobre os conceitos de homem, liberdade e Estado em Marx e as Políticas Educacionais. In: PARO, V. H. Teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006. p. 11-32.

MIRANDA, M. E. ¿Investigadores y/o técnicos en política educativa? El dilema de origen. . Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 430 – 450, jul/dic. 2016.

MORAES, P. E. L. Materialismo histórico dialético: método, práxis, educação. 2012. 181 f. (Dissertação em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2012.

MOREIRA, L. P. Desafios da pesquisa em Política Educacional: reflexões sobre modelos e abordagens. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 90-104, jan./jun. 2016.

MOREIRA, L. P. Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-14, 2017. DOI https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.008

OLIVEIRA, G. A.; PALAFOX, G. H. M. Análise de limitações e possibilidades para as pesquisas sobre Políticas Educacionais, considerando as abordagens positivista, fenomenológica e materialista dialética. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 419-441, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.9i2.0006

PALUDO, C.; VITÓRIA, F. B. Contribuições do materialismo histórico-dialético para o entendimento da política pública social na atualidade. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 99-130.

PARO. V. H. Políticas Educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: DOURADO, L. F.; PARO V. H. Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 29-47.

PELEGRINE, A. O.; VIOTTO FILHO, I. A. T. Fundamentos epistemológicos para uma pesquisa em educação: aproximações ao materialismo histórico-dialético. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 26, n. esp. 1, p. 254-273, jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2824

PIRES, M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Interface – Comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 1, n. 1, p. 83-93, ago. 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-32831997000200006

PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de Políticas Educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 248-264, jul./dic. 2016.

RÊSES, S. E. A construção do método no materialismo histórico-dialético e a atualidade do pensamento marxista no contexto da crise econômico-financeira. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, A. M. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 152-174.

RODRIGUEZ, M. V. Pesquisa social: contribuições do método materialista histórico-dialético. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 130-152.

SANTOS, F. A. Por uma concepção materialista de Política Educacional: contribuições de Antonio Gramsci. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 443-460, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.9i2.0007

SAVIANI, D. Epistemologias da Política Educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-5, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.002

SILVA JUNIOR, C. A. S. Dialética e pesquisa educacional no Brasil. In: CAVAZZOTTI, M. A.; NEVES, V. F. (Orgs.). Práticas pedagógicas: a prática social como mediadora da produção e apropriação do conhecimento. Curitiba: UTP, 2006, p. 61-74.

SILVA JUNIOR, J. R. O Pronera e a democratização da educação superior pública no campo: um diálogo teórico crítico. In: GRACINDO, R. V. Educação como exercício da diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio educacionais. Brasília: Líber, 2007. p. 221-239.

SOARES, S. T. Mapa das epistemologias da Política Educacional nos PPGEs Paranaenses, Brasil (2010-2012). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 56-74, jan./jun. 2016.

SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 294-333, jul./dic. 2016.

SOUSA, J. V. Método materialista histórico-dialético e pesquisa em políticas educacionais: uma relação em permanente construção. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014a. p. 1-12.

SOUSA, J. V. Abordagens metodológicas no estudo de políticas educacionais: o caso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2010-2012). In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014b. p. 309-343.

SOUZA, A. R. A Política Educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 75-89, ene./jun. 2016.

SOUZA, R. C. C. R.; MAGALHÃES, S. M. O. Implicações da opção metodológica pelo materialismo histórico-dialético na produção acadêmica do centro-oeste/Brasil. Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 145-166, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25155

STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.001

STREMEL, S.; MAINARDES, J. A emergência do campo acadêmico da Política Educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, Recife, v. 22, n. 1, p. 115-138, jan./jun. 2016.

SUBTIL, M. J. D. Reflexões sobre marxismo e perspectiva teórico-metodológica para a pesquisa em Políticas Educacionais. Germinal – Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 2, p. 153-162, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v8i2.16439

TELLO, C. Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 53-68, jan./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.7i1.0003

TELLO, C. (Comp.). Los objetos de estudios de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015. Disponível em: <http://relepe.org/images/libros/Tello%20Los%20objetos%20de%20estudio%20de%20la%20pol%C3%ADtica%20%20educativa.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2018.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da Política Educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.10i1.0007

TONET, I. Educação contra o capital. 2. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

TONIETO, C. Características epistemológicas das teses de Políticas Educacionais no triênio 2010-2012. 2018. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2018.

TORRIGLIA, P. L.; ORTIGARA, V. O campo das mediações: primeiras aproximações para a pesquisa em Políticas Educacionais. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 177-182.

Downloads

Publicado

2018-06-16

Como Citar

CAMARGO, E. P. de. A pesquisa em Política Educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético – revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–21, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12324. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos