Elaboração e análise de redes de política

Autores

  • Luciane Oliveira da Rosa Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Valéria Silva Ferreira Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Sandra Cristina Vanzuita da Silva Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14421.001

Resumo

Uma das formas de estudar políticas educacionais é descortinar os bastidores dessas, reais intenções e negociações. O entendimento que a educação pode ser um negócio e não um direito subjetivo abre as portas para a criação de um mercado educacional, em que tudo pode ser comprado e vendido. Isso requer diferentes formas de pesquisar e mapear esses relacionamentos por meio de novos conceitos e métodos.  A etnografia de redes é uma dessas possibilidades de analisar as redes sociais e políticas. Os dados podem ser coletados online e salvos para análise offline. Esse tipo de pesquisa é abrangente e pode incluir vários métodos: levantamentos, entrevistas, análise de rede social. As redes políticas são dinâmicas e flexíveis, estão em constante movimentação, ligações são feitas e desfeitas a qualquer momento, e a rede pode se ampliar e abranger outras redes, como o exemplo apresentado neste artigo, da Rede do Movimento pela Base e o caso do “Todos pela Educação”. Assim, as ligações entre as instituições e as pessoas que formam uma rede são reveladas e buscam a compreensão de como acontecem as mobilidades políticas e como a rede funciona.

Palavras-chave: Pesquisa online. Políticas educacionais. Rede de políticas.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
952
Nov 13 '19Nov 16 '19Nov 19 '19Nov 22 '19Nov 25 '19Nov 28 '19Dec 01 '19Dec 04 '19Dec 07 '19Dec 10 '1964
| |

Biografia do Autor

Luciane Oliveira da Rosa, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutoranda em Educação pelo PPGE Univali.

Mestre em Educação.

Integrante do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança - GPCEC

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC

Professora do Programa de Pós-graduação da Univali.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança - GPCEC

Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí.Professora do Programa de Pós-graduação da Univali.Integrante do Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança - GPCEC

Referências

AUTORAS, 2018

AVELAR, M. Interview with Stephen J. Ball: analysing his contribution to education policy research. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 24, p. 1- 15, 29 fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2368

AVELAR, M.; BALL, S. J. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The Mobilization for the National Learning Standards in Brazil. International Journal of Educational Development, v. 64(C), p. 65-73, nov. 2017. DOI: 10.1016/j.ijedudev.2017.09.007

BALL, S. J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014a.

BALL, S. J. Globalización, mercantilización y privatización: tendências internacionales en Educación y Política Educativa. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, n. 41, jun. 2014b. DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n41.2014

BALL, S. J. Laboring to relate: neoliberalism, embodied policy, and network dynamics. Peabody Journal of Education, v. 92, p. 29-41, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/0161956X.2016.1264802

BRASIL. Ministério de Estado da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base - Terceira Versão. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/biblioteca/. Acesso em: 12 mar. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

KOZINETS, R. V. Netnografia (recursos eletrônicos: realizando pesquisa etnográfica on line. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003

MAINARDES, J.; FERREIRA, M. dos S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.

MOVIMENTO pela Base Nacional Comum. Quem somos. 2018. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/quem-somos/. Acesso em: 12 mar. 2018.

SOUZA, A. R. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 75-89, jan. 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-13

Como Citar

OLIVEIRA DA ROSA, L.; SILVA FERREIRA, V.; VANZUITA DA SILVA, S. C. Elaboração e análise de redes de política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–11, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.5.14421.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14421. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Redes e Políticas Educacionais: debates teóricos, metodológicos e problematizações