Grupos de pesquisa sobre política educacional e as redes de pesquisas construídas por meio da produção científica em coautoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14553.002

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as redes de pesquisa construídas por líderes de grupos de pesquisa sobre política educacional localizados na região Norte do Brasil por meio da produção científica em coautoria. O problema que motivou o estudo está enunciado na seguinte pergunta: quais redes de pesquisas os grupos sobre política educacional localizados na região Norte do Brasil constroem por meio da coautoria? A fonte documental foi o Currículo Lattes dos líderes desses espaços científicos. Ancora-se em Bourdieu (2013; 2004; 1983) para analisar o campo científico e social. O tempo histórico de abrangência da pesquisa compreendeu o interstício de 1995 a 2019. A produção em coautoria contribui para construção de redes de pesquisa que ultrapassam os limites geográficos de localização do grupo. Identificam-se que por meio da produção de artigo científico em coautoria, os líderes constroem redes de pesquisa com diferentes pesquisadores e instituições que estão situadas nas demais regiões brasileiras, sobretudo na região Nordeste e Sudeste e em instituições estrangeiras.

Palavras-chave: Política educacional. Grupos de Pesquisa. Coautoria.

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

MATOS, C. C. de; REIS, M. E. dos; COSTA, W. L. da. Grupos de pesquisa sobre política educacional e as redes de pesquisas construídas por meio da produção científica em coautoria. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–13, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.5.14553.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14553. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos