Formación y evaluación de docentes técnicos en Chile. Persistentes inequidades para la Educación Media Técnico Profesional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15320.015

Resumo

No sistema escolar chileno, o desenvolvimento das capacidades de ensino para a efetiva implementação da proposta curricular de ensino técnico profissionalizante em nível médio e identificado como um aspecto crítico. Este artigo discute diferentes leis vigentes no país, incluindo o Sistema de Desenvolvimento Profissional docente, dependendo das exigências, necessidades e particularidades dos professores dessa formação. Esta análise é realizada utilizando-se a noção de equidade em relação às diferenças, em quatro áreas-chave: requisitos para o ensino, formação inicial, formação contínua e avaliação e reconhecimento profissional. São identificadas diversas iniquidades, o que leva esses professores a serem desfavorecidos em relação ao resto dos professores do sistema escolar, a progredir em uma carreira docente que se associe às suas etapas de progressão, perspectivas de desenvolvimento de carreira e remuneração.

Palavras-chave: Professores. Educação profissional técnica. Equidade.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
481
Jul 01 '20Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '20Jul 28 '209
| |

Publicado

2020-06-30

Como Citar

SEVILLA, M. P.; SCIARAFFIA, V. B. A. Formación y evaluación de docentes técnicos en Chile. Persistentes inequidades para la Educación Media Técnico Profesional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.15320.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15320. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossier: Configuraciones, desarrollos y retos de la investigación en política educativa en Chile