O marxismo como perspectiva epistemológica: considerações sobre o trabalho com as categorias metodológicas

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DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16222.013

Resumo

Este artigo aborda o marxismo como perspectiva epistemológica para a produção do conhecimento em políticas educacionais. Objetiva-se, a partir das considerações de Tello (2012), Tello e Mainardes (2015) e Mainardes e Tello (2016), sobre o enfoque das epistemologias das políticas educacionais e níveis de abordagem e de abstração, apreender a possibilidade de operação das categorias metodológicas da perspectiva marxista definidas por Kuenzer (1998). Enfatiza-se que, no processo de pesquisa, a dinâmica e a correlação das categorias da concepção marxiana de conhecimento visem a imprescindível superação da forma fenomênica para o alcance da substância histórica dos fenômenos analisados.

Palavras-chave: Política Educacional. Epistemologia. Epistemologia marxista.

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

LUIS ROLIM ROSA, G. O marxismo como perspectiva epistemológica: considerações sobre o trabalho com as categorias metodológicas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.16222.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/16222. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artículos