Pesquisas sobre políticas para Educação Infantil: memória bibliográfica, base de dados e epistemologia

Resumo

Este artigo insere-se no campo da pesquisa sobre pesquisas e apresenta reflexões que buscam aproximar epistemologia, memória bibliográfica e base de dados, na compreensão das pesquisas sobre políticas para Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica no Brasil. O conceito de política é mobilizado para examinar as pesquisas sobre as políticas educacionais voltadas ao atendimento da primeira infância e para problematizar, de um ponto de vista epistemológico, a consistência dos aportes teóricos e metodológicos adotados pelos/as pesquisadores/as dessa área de estudo. Como resultado da análise de autores/as e textos mais citados na base de dados, indicam-se três campos conceituais: estudos mais gerais que contribuem para pesquisas em políticas para a infância, como Barroso (2005) e Mainardes (2006); estudos que investigam políticas para atendimento às crianças, tais como Kramer (1995) e Rosemberg (2002); e estudos sobre políticas para a Educação Infantil, como Campos (1994) e Barreto (2003). Nos três campos conceituais, a discussão e o aprofundamento da análise a partir do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) revelaram-se pertinentes e adequados.

Palavras-chave:  Políticas. Educação Infantil. Memória Bibliográfica. Base de dados. Epistemologia.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Faculdade de Educação da UFMG; professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMG e integrante do Núcleo Estudos e Pesquisas e em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

João Marcelo dos Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Educação pelo PPGE/UFMG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

Paola de Castro dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação pelo PPGE/UFMG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

Publicado
2021-07-19
Edição
Seção
Metapesquisa no campo da Política Educacional