Pesquisas sobre políticas para Educação Infantil: memória bibliográfica, base de dados e epistemologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.18113.007

Resumo

Este artigo insere-se no campo da pesquisa sobre pesquisas e apresenta reflexões que buscam aproximar epistemologia, memória bibliográfica e base de dados, na compreensão das pesquisas sobre políticas para Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica no Brasil. O conceito de política é mobilizado para examinar as pesquisas sobre as políticas educacionais voltadas ao atendimento da primeira infância e para problematizar, de um ponto de vista epistemológico, a consistência dos aportes teóricos e metodológicos adotados pelos/as pesquisadores/as dessa área de estudo. Como resultado da análise de autores/as e textos mais citados na base de dados, indicam-se três campos conceituais: estudos mais gerais que contribuem para pesquisas em políticas para a infância, como Barroso (2005) e Mainardes (2006); estudos que investigam políticas para atendimento às crianças, tais como Kramer (1995) e Rosemberg (2002); e estudos sobre políticas para a Educação Infantil, como Campos (1994) e Barreto (2003). Nos três campos conceituais, a discussão e o aprofundamento da análise a partir do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) revelaram-se pertinentes e adequados.

Palavras-chave:  Políticas. Educação Infantil. Memória Bibliográfica. Base de dados. Epistemologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Faculdade de Educação da UFMG; professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMG e integrante do Núcleo Estudos e Pesquisas e em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

João Marcelo dos Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Educação pelo PPGE/UFMG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

Paola de Castro dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação pelo PPGE/UFMG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

DE SOUSA SOARES, A.; DOS SANTOS PEREIRA, J. M.; DE CASTRO DOS SANTOS, P. Pesquisas sobre políticas para Educação Infantil: memória bibliográfica, base de dados e epistemologia. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.18113.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/18113. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Metapesquisa no campo da Política Educacional