Desafios metodológicos da pesquisa em financiamento da educação: aspectos essenciais colhidos de estudos publicados na revista Fineduca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.18486.009

Resumo

Este artigo tem como objetivo sistematizar reflexões sobre como fazer pesquisa em financiamento da educação a partir de elementos que os pesquisadores dessa temática têm construído para o conhecimento no campo, bem como identificar os desafios envolvidos e as opções metodológicas desenvolvidas até o presente. Para o desenvolvimento dessas reflexões, o estudo estruturou-se a partir de três eixos: a) a compreensão do financiamento da educação como uma dimensão da disputa pelo fundo público, explicitando-se que arcabouço conceitual os autores partilham para analisar o campo do financiamento; b) o exercício de análise temática dos artigos da revista Fineduca, tendo-se como problema central a identificação dos aportes e dos instrumentos metodológicos que têm operado na pesquisa em financiamento; e c) a discussão sobre os instrumentos metodológicos mais utilizados e suas implicações. Com a provocação proposta, buscou-se explicitar mais as metodologias e as escolhas feitas como condição para avançar de trabalhos mais descritivos das políticas de financiamento para estudos mais analíticos. Nesse sentido, a sistematização coletiva de procedimentos de soluções metodológicas parece fundamental para que novos pesquisadores e novas pesquisas possam fazer o conhecimento avançar.

Palavras-chave: Política educacional. Financiamento da educação. Metodologia da pesquisa. Análise temática. Fundo público.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal do Paraná / Faculdade Unina

Pós-doutorando em educação - PPGE/UFPR e Professor do magistério superior - Faculdade Unina.

Andrea Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná

Professora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais - NUPE da UFPR, atua no Programa de Pós Graduação em Educação da mesma universidade.

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

QUINTANILHA DA SILVA, M.; BARBOSA GOUVEIA, A. Desafios metodológicos da pesquisa em financiamento da educação: aspectos essenciais colhidos de estudos publicados na revista Fineduca. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–13, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.18486.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/18486. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Artículos