A construção de uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação: as categorias de avaliação e qualidade da educação para a Unesco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.20948.009

Resumo

 

Este artigo trata da Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) e dos conceitos de qualidade da educação e avaliação utilizados na produção de documentos nacionais sobre políticas educacionais para a Educação Infantil como parte dessa agenda e materializada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O objetivo foi compreender como a Unesco atua nas recomendações para a elaboração desses documentos e direciona as ações para a Educação Infantil. Os resultados da pesquisa apontam que, nas últimas décadas, houve avanços nas discussões sobre as políticas educacionais para a Educação Infantil e que a Unesco propõe recomendações como parte efetiva da AGEE para essa etapa de ensino, visando a formação do capital humano desde a Educação Infantil, estruturada pela base comum de conhecimentos, fortalecendo e subsidiando o papel que cabe ao Brasil na divisão internacional do trabalho.

Palavras-chave: Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE). Avaliação. Qualidade da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Maldonado Santana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel. Mestre em Educação.

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel. Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

SANTANA, V. A. M.; ZANARDINI, I. M. S. A construção de uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação: as categorias de avaliação e qualidade da educação para a Unesco. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.20948.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20948. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos