Antigos atores, novas propostas: o IAS como protagonista na promoção das competências socioemocionais na Educação Básica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21621.007

Resumo

Atores que tradicionalmente desenvolvem articulações em redes políticas implicadas na redefinição do conteúdo da educação pública brasileira têm como característica a capilaridade para que suas propostas acolham ideias singulares e alcancem adesão. Neste estudo, analisa-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na promoção das competências socioemocionais nos currículos da Educação Básica por meio do exame de materiais (como documentos orientadores e matérias jornalísticas), disponíveis em seu website, que elucidam suas estratégias de ação e suas intenções formativas. Com isso, busca-se esclarecer suas capacidades, o alcance de suas relações e o modo como prioriza tal conteúdo em suas propostas, o que é feito com o apoio teórico-metodológico da etnografia de redes. O problema de pesquisa sintetiza-se em: Como o IAS atua na promoção das competências socioemocionais nos currículos da Educação Básica? Por meio da análise, identifica-se a presença constante do IAS em programas e projetos que objetivam legitimar conteúdos singulares na Educação Básica, percebendo-se seu engajamento recente para que competências socioemocionais sejam apropriadas pelas escolas em suas práticas, agindo em diferentes frentes e associando-se a outros atores distintos. O estudo aponta o engajamento de suas propostas com as necessidades hodiernas da organização produtiva, que tem exigido, em meio a um capitalismo afetivo, a promoção do gerenciamento emocional dos sujeitos.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Currículo escolar. Competências socioemocionais. Redes políticas. Etnografia de redes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

ESTORMOVSKI, R. C. Antigos atores, novas propostas: o IAS como protagonista na promoção das competências socioemocionais na Educação Básica brasileira. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21621.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artículos