A entrevista compreensiva como método para o estudo de políticas educacionais: apontamentos teóricos e empíricos

Autores

  • Josélia Rita da Silva Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22029.014

Resumo

Este artigo objetiva discutir o emprego da entrevista compreensiva como método para a investigação de políticas educacionais que tenham como foco o lócus de execução e a óptica dos agentes implementadores. Para tanto, baseia-se em articulações teóricas a partir de revisão bibliográfica e na partilha de um relato de investigação empírica no Programa Escola Viva, desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Articulando-se sobre a importância do contexto e dos atores no estudo das políticas educacionais, apoia-se nas proposições de Ball (1994) e de Lotta (2014). A entrevista compreensiva como técnica de investigação baseia-se no método desenvolvido por Kauffmann (2013). Os resultados obtidos permitem considerar que a referida técnica se apresenta como um método profícuo de investigação empírica para as políticas educacionais. Seu emprego possibilita ao pesquisador a leitura dos sentidos atribuídos pelos atores escolares incluindo desafios, modificações, apoios e resistências. Foi possível concluir que a entrevista compreensiva se mostrou uma técnica de coleta de dados válida, viável e de fundamental importância para a investigação qualitativa de políticas educacionais, merecendo destaque seus aspectos mais humanizados e democráticos e sua capacidade de captação de novos e desconhecidos elementos que podem contribuir para aprofundar o conhecimento desse campo de estudos. 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Metodologia de pesquisa. Entrevista compreensiva. Contextos de políticas. Agentes implementadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josélia Rita da Silva, Instituto Federal Fluminense

Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Itaperuna, Rio de Janeiro, Brasil.  Doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Downloads

Publicado

2023-08-17

Como Citar

SILVA, J. R. da. A entrevista compreensiva como método para o estudo de políticas educacionais: apontamentos teóricos e empíricos. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.22029.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22029. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos