A relação entre a alienação e a educação nas pesquisas em Política Educacional: contribuições da metapesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22214.013Resumo
Sob o enfoque do materialismo histórico e dialético, este texto apresenta alguns resultados de pesquisa mais ampla, que tratou sobre a problemática da alienação nas pesquisas em Educação, no Brasil, particularmente em Política Educacional, em busca de avançar, neste momento, na explicitação do uso da metapesquisa como procedimento metodológico e sua importância para o desenvolvimento e o aprimoramento da produção científica, visto que todo conhecimento científico só pode avançar a partir de contribuições de produções já sistematizadas. O levantamento de dados da pesquisa foi realizado no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), delimitando-se produções entre os anos de 2008 e 2018. No total, foram analisados 198 trabalhos, sendo 46 de linhas de pesquisa em Política Educacional. Os resultados da pesquisa indicam que o número de trabalhos que se propõem a discutir a relação entre alienação e educação, inseridos em Programas de Pós-Graduação em Educação e em linhas de pesquisa ou área de concentração relacionadas à Política Educacional, é ínfimo; ao passo que as implicações da intensificação da alienação na sociedade atual para a educação apontam para a necessidade de as pesquisas em Educação, particularmente em Política Educacional, avançarem nos estudos acerca da alienação.
Palavras-chave: Metapesquisa. Alienação. Educação. Política Educacional.
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