A relação entre a alienação e a educação nas pesquisas em Política Educacional: contribuições da metapesquisa

Autores

  • Geovani Roberto Kreling Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carina Alves da Silva Darcoleto Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22214.013

Resumo

Sob o enfoque do materialismo histórico e dialético, este texto apresenta alguns resultados de pesquisa mais ampla, que tratou sobre a problemática da alienação nas pesquisas em Educação, no Brasil, particularmente em Política Educacional, em busca de avançar, neste momento, na explicitação do uso da metapesquisa como procedimento metodológico e sua importância para o desenvolvimento e o aprimoramento da produção científica, visto que todo conhecimento científico só pode avançar a partir de contribuições de produções já sistematizadas. O levantamento de dados da pesquisa foi realizado no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), delimitando-se produções entre os anos de 2008 e 2018.  No total, foram analisados 198 trabalhos, sendo 46 de linhas de pesquisa em Política Educacional. Os resultados da pesquisa indicam que o número de trabalhos que se propõem a discutir a relação entre alienação e educação, inseridos em Programas de Pós-Graduação em Educação e em linhas de pesquisa ou área de concentração relacionadas à Política Educacional, é ínfimo; ao passo que as implicações da intensificação da alienação na sociedade atual para a educação apontam para a necessidade de as pesquisas em Educação, particularmente em Política Educacional, avançarem nos estudos acerca da alienação.

Palavras-chave: Metapesquisa. Alienação. Educação. Política Educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geovani Roberto Kreling, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Carina Alves da Silva Darcoleto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Araraquara.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

KRELING, G. R.; DARCOLETO, . . C. A. da S. A relação entre a alienação e a educação nas pesquisas em Política Educacional: contribuições da metapesquisa. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.22214.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22214. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos