Conceito de efeito de isolamento e análise das competências nas reformas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22748.002

Resumo

Este artigo trata de um estudo teórico e exploratório sobre as possibilidades do uso do conceito de efeito de isolamento, desenvolvido pelo filósofo marxista grego Nicos Poulantzas (1936-1979), para a análise da noção de competências nas reformas educacionais neoliberais, mais especificamente na Reforma do Ensino Médio (REM). O conceito de efeito de isolamento de Poulantzas auxilia a jogar luz no caráter individualista da formação das novas gerações, adaptadas a um cenário de crise estrutural que caracteriza esse período histórico. Esse caráter pode ser verificado na REM em vários aspectos: nas próprias competências advindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), replicadas na REM; na equivalência dos direitos e objetivos de aprendizagem às competências e habilidades; na ênfase no projeto de vida e no empreendedorismo. A tese defendida é que o efeito de isolamento como efeito mediado das competências retira dos sujeitos o horizonte de seu pertencimento à classe social, reduzindo a concepção de mundo à vida individual, aos próprios interesses e necessidades de competição para superar a crise, aprofundando, com isso, uma sociabilidade individualista. Nesse sentido, as competências subjetivas sobredeterminam as competências de conhecimentos, esvaziando, assim, o papel de formação humana da educação.

Palavras-chave: Efeito de isolamento. Reforma do Ensino Médio. Reformas educacionais. Neoliberalismo e educação. Nicos Poulantzas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Lucas Barbosa Pelissari, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

MELO, A. de; PELISSARI, L. B. Conceito de efeito de isolamento e análise das competências nas reformas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.22748.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22748. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos