Aproximações sobre Educação em Gramsci e Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23862.013

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar possíveis convergências entre as perspectivas gramsciana e bourdieusiana acerca do campo educacional, a partir de alguns conceitos específicos. Dentre os conceitos abordados, estão: hegemonia, violência simbólica, cultura e capital cultural. Para tanto, realiza-se uma reflexão teórica a partir de pesquisa bibliográfica, visando resgatar os escritos dos teóricos e interpretá-los, de forma a evidenciar aspectos para pensar o contexto educacional. Por fim, verifica-se a possibilidade de análises entre tais perspectivas por meio da identificação de relações e articulações para a educação, a partir da inter-relação entre conceitos de Gramsci e Bourdieu, ainda que os dois autores tenham orientações teóricas distintas e pontos de divergência.

Palavras-chave: Antonio Gramsci. Pierre Bourdieu. Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tuany Cristina Carvalho Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Programa de Demanda Social (CAPES/DS). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

SANTOS, T. C. C. Aproximações sobre Educação em Gramsci e Bourdieu. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23862.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23862. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos