Performatividade e políticas educacionais no Brasil: um estudo de metapesquisa

Autores

  • Aysllan de Sousa Sobrinho Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-3605-7231
  • Lucinete Marques Lima Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24874.007

Resumo

As transformações globais ocorridas no final do século XX impactaram diretamente as políticas educacionais, que passaram a ser configuradas pela lógica da performatividade no contexto do neoliberalismo. Nesse cenário, questionam-se as formas de apropriação de categorias na produção científica. Este artigo objetivou, dessa forma, analisar como a categoria da performatividade é utilizada nos estudos sobre as políticas educacionais do Brasil. Para tanto, adotou-se a metapesquisa como método de revisão teórico-epistemológica, tendo como base teses e dissertações publicadas entre 2019 e 2024. Dentre as políticas analisadas, têm-se as de avaliação, políticas em geral, formação docente e de gestão, centralizadas nas implicações da categoria para os sujeitos. Os resultados indicam uma tendência de abordagem da performatividade como cultura do desempenho, a partir da perspectiva epistemológica de Stephen Ball, especialmente com base na Abordagem do Ciclo de Políticas. Identificou-se que os posicionamentos epistemológicos predominantes são de natureza crítico-analítica, ainda que se observe, em alguns casos, um uso pouco problematizado dos conceitos, deixando implícito um conformismo científico com o conceito da performatividade. Conclui-se que a apropriação da performatividade nas pesquisas carece de maior rigor epistemológico quanto à clareza do conceito nos estudos.

Palavras-chave: Política educacional. Performatividade. Metapesquisa.

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Biografia do Autor

Aysllan de Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Lucinete Marques Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora Associada do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2025-06-16

Como Citar

SOUSA SOBRINHO, A. de; LIMA, L. M. Performatividade e políticas educacionais no Brasil: um estudo de metapesquisa. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.24874.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24874. Acesso em: 27 jun. 2025.

Edição

Seção

Artículos