Performatividade e políticas educacionais no Brasil: um estudo de metapesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24874.007Resumo
As transformações globais ocorridas no final do século XX impactaram diretamente as políticas educacionais, que passaram a ser configuradas pela lógica da performatividade no contexto do neoliberalismo. Nesse cenário, questionam-se as formas de apropriação de categorias na produção científica. Este artigo objetivou, dessa forma, analisar como a categoria da performatividade é utilizada nos estudos sobre as políticas educacionais do Brasil. Para tanto, adotou-se a metapesquisa como método de revisão teórico-epistemológica, tendo como base teses e dissertações publicadas entre 2019 e 2024. Dentre as políticas analisadas, têm-se as de avaliação, políticas em geral, formação docente e de gestão, centralizadas nas implicações da categoria para os sujeitos. Os resultados indicam uma tendência de abordagem da performatividade como cultura do desempenho, a partir da perspectiva epistemológica de Stephen Ball, especialmente com base na Abordagem do Ciclo de Políticas. Identificou-se que os posicionamentos epistemológicos predominantes são de natureza crítico-analítica, ainda que se observe, em alguns casos, um uso pouco problematizado dos conceitos, deixando implícito um conformismo científico com o conceito da performatividade. Conclui-se que a apropriação da performatividade nas pesquisas carece de maior rigor epistemológico quanto à clareza do conceito nos estudos.
Palavras-chave: Política educacional. Performatividade. Metapesquisa.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.