Aproximações entre Abordagem do Ciclo de Políticas, Teoria da Atuação das Políticas e Análise Enunciativa foucaultiana

Autores

  • Caroline Foggiato Ferreira Rede Municipal de Educação de Florianópolis https://orcid.org/0000-0002-5051-235X
  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.25334.015

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de aproximação entre a Abordagem do Ciclo de Políticas e a Teoria de Atuação das Políticas com a Análise Enunciativa foucaultiana na construção analítica de políticas educacionais. A operacionalização dos conceitos foucaultianos de enunciado e governamentalidade é exposta como ferramenta potente para analisar criticamente os dados produzidos a partir dos contextos de influência, de produção de texto e da prática, bem como das dimensões contextuais apresentadas pela Teoria de Atuação das Políticas. Para tanto, a escrita do artigo transcreve o processo de construção teórico-metodológico de uma tese de doutoramento em Educação que estabeleceu como escopo de análise a produção das Escolas do Futuro na Rede Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, e seus possíveis efeitos no trabalho docente. Na análise de documentos oficiais e de entrevistas compreensivas com docentes e equipes pedagógicas de duas escolas, bem como com dois ex-secretários de educação, foi possível elaborar as formações discursivas que emergem e produzem os enunciados de “educação inovadora” e do “ethos empresarial”, constituintes dos contextos e dimensões do Ciclo de Políticas.

Palavras-chave: Abordagem do Ciclo de Políticas. Teoria de Atuação. Governamentalidade. Análise Enunciativa. Escolas do Futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Foggiato Ferreira, Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Professora da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, Santa Catarina (SC). Doutora em Educação.

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

FERREIRA, C. F.; IVO, A. A. Aproximações entre Abordagem do Ciclo de Políticas, Teoria da Atuação das Políticas e Análise Enunciativa foucaultiana. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.25334.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25334. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artículos