Avaliação educacional: produção de conhecimento em teses e dissertações no Peru (2013-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.25359.013

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa que mapeou e analisou a produção científica peruana (2013-2023) sobre avaliação educacional na formação docente, com foco em teses e dissertações. Para tanto, a investigação utilizou elementos de uma metapesquisa, com o intuito de aprofundar a análise crítica do conhecimento produzido, além da utilização do software Iramuteq como apoio na sistematização dos dados, a fim de identificar tendências e caminhos teórico-metodológicos na produção acadêmica das universidades do Peru. Os resultados indicam crescimento das produções nos últimos cinco anos, com concentração em Lima e na Universidad César Vallejo, revelando centralização e falta de diversidade regional e institucional. Além disso, as palavras-chave recorrentes apontam para uma abordagem formativa da avaliação, voltada à prática docente e à aprendizagem. No entanto, observam-se fragilidades conceituais e metodológicas, com pouca presença de referenciais teóricos peruanos e baixa articulação com contextos macroestruturais, o que evidencia a necessidade de aprofundamento epistemológico e maior pluralidade acadêmica.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Produção de conhecimento. Peru. Formação docente.

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Biografia do Autor

Vanessa Rosana Peluchen Camargo, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Professora do colegiado de Pedagogia da Unespar, campus de União da Vitória.

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação: Currículo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Efrain Ticona Aguilar, Universidad Peruana Cayetano Heredia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Faculdade de Educação da Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), Peru.

Ana Cecilia Canales Cuadros, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Licenciada em Educação pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), Peru. Egresada de Maestría em Educação.

Bruna Mayara Bonatto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Fonoaudióloga.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

CAMARGO, V. R. P.; BRANDALISE, M. Ângela T.; TICONA AGUILAR, E.; CANALES CUADROS, A. C.; BONATTO, B. M. Avaliação educacional: produção de conhecimento em teses e dissertações no Peru (2013-2023). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.25359.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25359. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Políticas educativas. Tendencias actuales en la producción de conocimientos en América Latina