https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/issue/feedRevista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa2025-01-09T18:59:34+00:00Editores RETEPErevistarelepe@gmail.comOpen Journal Systems<div id="journalDescription"> <p><span id="gfqh28023lh2_3" class="gfqh28023lh2">Revista de</span> Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa es una publicación continuada de la<em> Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa</em> - ReLePe e UEPG. Surgida como una necesidad regional cuenta con el apoyo institucional de varias universidades y asociaciones. Publica <span id="gfqh28023lh2_5" class="gfqh28023lh2" style="height: 11px;">artículos sobre</span> estudios teóricos y epistemológicos en política educativa en sus ocho ejes temáticos en español, portugues e inglés.</p> <p>__________</p> <p>Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa é uma publicação continuada da <em>Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa</em> - ReLePe e UEPG. Surgiu como uma necessidade regional c<span id="gfqh28023lh2_4" class="gfqh28023lh2" style="height: 11px;">onta com</span> o apoio institucional de várias universidades e associações. Publica artigos sobre estudos teóricos e epistemológicos em política educativa em seus oito eixos temáticos <span id="result_box" class="short_text" lang="pt"><span class="hps">em espanhol, português</span> <span class="hps">e inglês.</span></span></p> <p><span class="short_text" lang="pt">__________</span></p> <p>The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy is published continuously by the Network of <span class="hps" lang="pt"><span class="short_text" lang="en"><span class="hps">Theoretical and </span></span></span>Epistemological Studies on Education Policy (<em>Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe</em>) abd UEPG, a regional network with <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173963" class="yiv2449825026" lang="pt"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173962"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173961" class="yiv2449825026" lang="en"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173960" class="yiv2449825026"><span id="yiv2449825026result_box" lang="en"><span class="yiv2449825026">institutional support</span> <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173959" class="yiv2449825026">from several universities</span> <span class="yiv2449825026">and associations</span></span></span></span></span></span>. <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173885" class="yiv2449825026" lang="pt"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173884"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173883" class="yiv2449825026" lang="en"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173882" class="yiv2449825026"><span id="yiv2449825026result_box" lang="en">The journal p<span class="yiv2449825026">ublishes articles on</span> <span class="yiv2449825026">theoretical and epistemological</span> <span class="yiv2449825026">studies</span> <span class="yiv2449825026">in</span> <span class="yiv2449825026">educational policy</span> in <span class="yiv2449825026">Spanish</span>, Portuguese, <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173881" class="yiv2449825026">and English.</span></span></span></span></span></span></p> <div class="pkp_footer_content"> <p>ISSN Online: 2409-3696</p> </div> </div>https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24110Aparelhos privados de hegemonia e efetivação da base nacional comum curricular em redes públicas municipais de ensino do Paraná2024-10-29T16:41:52+00:00Jussara de Fátima Ivanski Ruppeljuruppel146@gmail.comMichelle Fernandes Limamflima@uem.br<p>Este artigo contempla o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em redes públicas municipais de ensino do Paraná, com foco nos Aparelhos Privados de Hegemonia (<em>APH</em>), bem como na atuação da Secretaria de Estado de Educação (SEED/PR) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PR) nesse processo. Gramsci contribui com o aporte teórico e metodológico que possibilita entender o Estado enquanto integral, constituído pela sociedade política e sociedade civil. Nesse modelo de Estado estão alocados os <em>APH</em>, consideradas institutos, associações e partidos políticos em torno dos quais se organizam as aspirações coletivas do grupo em ascensão. Como resultado, os <em>APH</em> Instituto Reúna e Movimento Colabora Educação (MCE) são compreendidos em ligação com grandes conglomerados, entre eles a Fundação Lemann (FL), que vêm se dedicando à efetivação da BNCC nos municípios paranaenses. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com busca em sites da SEED/PR, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), UNDIME (PR), Movimento pela Base (MPB), bem como dados e notícias referentes ao tema. Ficou evidente que a UNDIME/PR, a SEED/PR e as Secretarias Municipais de Educação legitimaram o processo, produzindo consenso e validando a participação privada por meio de seminários, lives e formação de professores, oferecendo e indicando insumos organizados por esses institutos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Aparelhos Privados de Hegemonia. Redes Públicas Municipais de Ensino do Paraná. BNCC.</p>2025-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24318Empreendedorismo, responsabilização do eu e suas implicações no contexto educacional público2025-01-06T01:09:14+00:00Audrei Rodrigo Pizolatiaudreipizolati@gmail.com<p>Este estudo examina as implicações do empreendedorismo no contexto educacional, com foco nas recentes reformas educacionais e curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), filiando-se à perspectiva dos Estudos das Políticas de Currículo. O objetivo é analisar como essas políticas, que promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, afetam a formação integral dos estudantes. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica, o estudo discute os prós e contras do empreendedorismo como tema transversal no currículo. Os resultados indicam que, embora o empreendedorismo possa desenvolver habilidades importantes, como autonomia, criatividade e resolução de problemas, há o risco de acentuar as desigualdades e promover uma visão individualista que ignora as barreiras estruturais enfrentadas por muitos estudantes. As considerações finais destacam a necessidade de uma educação que equilibre a preparação para o mercado de trabalho com uma formação crítica e inclusiva, reconhecendo as implicações das políticas curriculares na construção da subjetividade e na transferência de responsabilidades individuais, muitas vezes desconsiderando os desafios sociais e econômicos que afetam a equidade educacional.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Autonomia estudantil. Educação pública. Responsabilidade do eu.</p>2025-01-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025