https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/issue/feed Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa 2022-05-12T20:47:45+00:00 Editores RETEPE revistarelepe@gmail.com Open Journal Systems <div id="journalDescription"> <p><span id="gfqh28023lh2_3" class="gfqh28023lh2">Revista de</span> Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa es una publicación continuada de la<em> Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa</em> - ReLePe e UEPG. Surgida como una necesidad regional cuenta con el apoyo institucional de varias universidades y asociaciones. Publica <span id="gfqh28023lh2_5" class="gfqh28023lh2" style="height: 11px;">artículos sobre</span> estudios teóricos y epistemológicos en política educativa en sus ocho ejes temáticos en español, portugues e inglés.</p> <p>__________</p> <p>Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa &nbsp;é uma publicação continuada da <em>Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa</em> - ReLePe e UEPG. Surgiu como uma necessidade regional c<span id="gfqh28023lh2_4" class="gfqh28023lh2" style="height: 11px;">onta com</span> o apoio institucional de várias universidades e associações. Publica artigos sobre estudos teóricos e epistemológicos em política educativa em seus oito eixos temáticos&nbsp;<span id="result_box" class="short_text" lang="pt"><span class="hps">em espanhol, português</span> <span class="hps">e inglês.</span></span></p> <p><span class="short_text" lang="pt">__________</span></p> <p>The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy is published continuously by the Network of <span class="hps" lang="pt"><span class="short_text" lang="en"><span class="hps">Theoretical and </span></span></span>Epistemological Studies on Education Policy (<em>Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe</em>) abd UEPG, a regional network with <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173963" class="yiv2449825026" lang="pt"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173962"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173961" class="yiv2449825026" lang="en"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173960" class="yiv2449825026"><span id="yiv2449825026result_box" lang="en"><span class="yiv2449825026">institutional support</span> <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173959" class="yiv2449825026">from several universities</span> <span class="yiv2449825026">and associations</span></span></span></span></span></span>. <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173885" class="yiv2449825026" lang="pt"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173884"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173883" class="yiv2449825026" lang="en"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173882" class="yiv2449825026"><span id="yiv2449825026result_box" lang="en">The journal p<span class="yiv2449825026">ublishes articles on</span> <span class="yiv2449825026">theoretical and epistemological</span> <span class="yiv2449825026">studies</span> <span class="yiv2449825026">in</span> <span class="yiv2449825026">educational policy</span> in <span class="yiv2449825026">Spanish</span>, Portuguese, <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173881" class="yiv2449825026">and English.</span></span></span></span></span></span></p> </div> https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20038 LOTTA, Gabriela (org.). Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: ENAP, 2019. 324 p. 2022-02-11T19:15:41+00:00 Alline do Carmo Barbosa Lemos allinecblemos@yahoo.com.br <p>Resenha: LOTTA, Gabriela (org.). <strong>Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil</strong>. Brasília: ENAP, 2019. 324 p.</p> 2022-02-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20354 FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSÁLTER, Evandro; CENTENARO, Junior Bufon. (org.). Leituras sobre a pesquisa em Política Educacional e a Teoria da Atuação. Chapecó: Livrologia, 2022. 284 p. 2022-04-25T22:13:49+00:00 Catiane Richetti Trevizan catitrevizan@hotmail.com <p>Resenha: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSÁLTER, Evandro; CENTENARO, Junior Bufon. (org.). <strong>Leituras sobre a pesquisa em Política Educacional e a Teoria da Atuação</strong>. Chapecó: Livrologia, 2022. 284 p.</p> 2022-05-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/19875 Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional 2021-12-19T17:59:39+00:00 Andréa de Paula Pires andreappires@hotmail.com <p>Este artigo discute os conceitos de campo científico, <em>habitus </em>científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Essa discussão integra uma pesquisa mais ampla que objetivou apreender aspectos do <em>habitus</em> da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> em Educação que possuem cursos de Doutorado com linha de pesquisa relacionada à Política Educacional no Brasil. Verificou-se que a teoria de Bourdieu aparece como uma teoria bastante fecunda para a análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Constatou-se que o conceito de campo científico compreende as relações existentes no que se refere à formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional, as lutas, os interesses, as posições e as tomadas de decisões no interior desse campo. O conceito de <em>habitus </em>científico é entendido como mediador das relações entre os agentes e as estruturas do campo científico, que possui o capital científico como estratégia para conquistar o seu reconhecimento e o seu prestígio.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Formação de pesquisadores. Política Educacional. Bourdieu.</p> 2021-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20137 ¿Es el Estado el objeto de estudio de la política educativa? Contextualizaciones histórico-epistemológicas 2022-03-14T11:51:18+00:00 César Tello cesargeronimotello@yahoo.com.ar <p>Este artículo, de reflexión teórico-analítica, busca comprender y describir el proceso de la conformación histórica del objeto de estudio de la política educativa en el campo académico y teórico. Para ello se recurre a la categoría de Episteme de época de Foucault junto al desarrollo teórico del Enfoque de las Epistemologías de la Política Educativa. Se plantea inicialmente cómo otros campos de las Ciencias de la Educación o la Pedagogía han transformado sus perspectivas disciplinares asumiendo miradas más amplias, que permiten establecer giros teóricos y desarrollos conceptuales que intentan dar respuesta a las nuevas realidades socio-educativas. Luego, se analizan los trazos históricos y las matrices teórico-epistemológicas y posteriormente, las concepciones de política en términos de políticas públicas. Se establece una distinción epistémica entre políticas públicas en educación y política educativa como campo de estudio, procurando comprender como se ha establecido el objeto de estudio de la política educativa en términos del análisis de las acciones del Estado, reduciendo así los alcances y objetos de estudio del campo.&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Política Educativa. Objeto de Estudio. Episteme de época. Campo académico-teórico. Epistemologías.</p> 2022-03-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20220 Contribuições do materialismo histórico-dialético para refletir sobre a valorização docente e hora-atividade da microrregião de Irati-PR 2022-05-01T16:32:30+00:00 Loriane Tribek Brandalize lorianebrandalize@gmail.com Gisele Masson gimasson@uol.com.br <p>O objetivo geral deste artigo foi articular discussões realizadas durante a disciplina “Introdução ao Materialismo Histórico e Dialético”, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no primeiro semestre de 2021, com aspectos relacionados à pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado. Os objetivos específicos foram: discutir os fundamentos do método materialista histórico-dialético, discorrer sobre questões relacionadas à categoria “trabalho” e apresentar dados relacionados à efetivação da hora-atividade na microrregião de Irati, Paraná (PR). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base nos textos estudados nas aulas, e os dados obtidos para pesquisa mais ampla sobre o cumprimento de hora atividade da microrregião de Irati-PR, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, foram analisados. Mediante as discussões teóricas e os dados obtidos, concluiu-se: a) o materialismo histórico-dialético é um método desenvolvido por Marx e sua aplicação não ocorre por meio de regras a serem seguidas; b) a utilização do materialismo histórico-dialético requer uma postura do pesquisador e um conhecimento da teoria e do método marxiano; c) a discussão da categoria de conteúdo “trabalho” é de fundamental importância, considerando que é a categoria fundante do ser social; d) as realidades estudadas não oferecem condições de trabalho docente adequadas, no que se refere ao cumprimento da hora-atividade, conforme estabelecido em legislação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Materialismo histórico-dialético. Trabalho. Valorização docente.</p> 2022-05-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20007 O papel dos agentes intermediários no processo de implementação de uma política educacional: o GT Ensino Médio do Consed e a reforma pela Lei No 13.415/2017 no Brasil 2022-05-12T20:47:45+00:00 Cleverson José Santos cleverson.jsantos@gmail.com Monica Ribeiro da Silva monicars03@gmail.com <p>O propósito deste texto é discutir o papel das estruturas intermediárias da burocracia de Estado no processo de implementação de uma política educacional. Para esse fim, analisam-se as percepções dos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Ensino Médio do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) acerca da implementação da recente Reforma do Ensino Médio no Brasil (Lei N<sup>o</sup> 13.415/2017), considerando as polêmicas que a envolvem. Trata-se de pesquisa documental e empírica. A análise dos dados ocorreu com base no procedimento de análise de conteúdo. Os resultados indicam ambivalências e contradições por parte dos sujeitos que integravam o GT no momento do levantamento dos dados.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Política educacional. Reforma do Ensino Médio. Consed.</p> 2022-05-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20471 A produção acadêmica sobre políticas educacionais na linha de pesquisa História e Política Educacionais do PPGE da UEPG: o que envolve a escolha dos objetos de pesquisa? 2022-05-05T19:11:24+00:00 Natali de Fátima Santos natalisantos.ped@gmail.com Paola Andressa Scortegagna paola_scortegagna@hotmail.com <p>Esse artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada na área das políticas educacionais, a qual teve como objetivo desenvolver uma análise dos aspectos metodológicos e teórico-epistemológicos de teses e dissertações vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha de pesquisa História e Política Educacionais. Ao todo, foram analisados 93 trabalhos, do período de 1996 a 2019. Neste artigo, considerou-se um recorte da análise total, envolvendo apenas as questões pertinentes às dimensões subjetivas que envolveram o processo de escolha dos objetos e perspectivas teórico-epistemológicas, por parte dos pesquisadores. O referencial teórico utilizado está ancorado na teoria dos campos sociais, de Pierre Bourdieu, considerando de modo específico os conceitos de campo científico, <em>habitus</em> e interesse. Concomitantemente, consideraram-se as formulações do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), desenvolvidas por Tello (2012), Tello e Mainardes (2015), juntamente com os estudos de Mainardes (2018, 2021), referentes aos elementos conceituais e metodológicos da metapesquisa no campo da Política Educacional. Como resultados, aponta-se que, apesar de haver justificativa dos objetos dos autores (dissertações e teses) e uma forte correspondência com os temas de pesquisa dos orientadores, há ainda limitação em relação a explicitar a perspectiva teórico-epistemológica.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Campo Científico. Políticas Educacionais. EEPE. Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG).</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022