https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/issue/feedRevista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa2025-12-08T22:52:56+00:00Editores RETEPErevistarelepe@gmail.comOpen Journal Systems<div id="journalDescription"> <p><span id="gfqh28023lh2_3" class="gfqh28023lh2">Revista de</span> Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa es una publicación continuada de la<em> Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa</em> - ReLePe e UEPG. Surgida como una necesidad regional cuenta con el apoyo institucional de varias universidades y asociaciones. Publica <span id="gfqh28023lh2_5" class="gfqh28023lh2" style="height: 11px;">artículos sobre</span> estudios teóricos y epistemológicos en política educativa en sus ocho ejes temáticos en español, portugues e inglés.</p> <p>__________</p> <p>Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa é uma publicação continuada da <em>Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa</em> - ReLePe e UEPG. Surgiu como uma necessidade regional c<span id="gfqh28023lh2_4" class="gfqh28023lh2" style="height: 11px;">onta com</span> o apoio institucional de várias universidades e associações. Publica artigos sobre estudos teóricos e epistemológicos em política educativa em seus oito eixos temáticos <span id="result_box" class="short_text" lang="pt"><span class="hps">em espanhol, português</span> <span class="hps">e inglês.</span></span></p> <p><span class="short_text" lang="pt">__________</span></p> <p>The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy is published continuously by the Network of <span class="hps" lang="pt"><span class="short_text" lang="en"><span class="hps">Theoretical and </span></span></span>Epistemological Studies on Education Policy (<em>Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe</em>) abd UEPG, a regional network with <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173963" class="yiv2449825026" lang="pt"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173962"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173961" class="yiv2449825026" lang="en"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173960" class="yiv2449825026"><span id="yiv2449825026result_box" lang="en"><span class="yiv2449825026">institutional support</span> <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173959" class="yiv2449825026">from several universities</span> <span class="yiv2449825026">and associations</span></span></span></span></span></span>. <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173885" class="yiv2449825026" lang="pt"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173884"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173883" class="yiv2449825026" lang="en"><span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173882" class="yiv2449825026"><span id="yiv2449825026result_box" lang="en">The journal p<span class="yiv2449825026">ublishes articles on</span> <span class="yiv2449825026">theoretical and epistemological</span> <span class="yiv2449825026">studies</span> <span class="yiv2449825026">in</span> <span class="yiv2449825026">educational policy</span> in <span class="yiv2449825026">Spanish</span>, Portuguese, <span id="yui_3_16_0_1_1426761988797_173881" class="yiv2449825026">and English.</span></span></span></span></span></span></p> <div class="pkp_footer_content"> <p>ISSN Online: 2409-3696</p> </div> </div>https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24110Aparelhos privados de hegemonia e efetivação da base nacional comum curricular em redes públicas municipais de ensino do Paraná2024-10-29T16:41:52+00:00Jussara de Fátima Ivanski Ruppeljuruppel146@gmail.comMichelle Fernandes Limamflima@uem.br<p>Este artigo contempla o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em redes públicas municipais de ensino do Paraná, com foco nos Aparelhos Privados de Hegemonia (<em>APH</em>), bem como na atuação da Secretaria de Estado de Educação (SEED/PR) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PR) nesse processo. Gramsci contribui com o aporte teórico e metodológico que possibilita entender o Estado enquanto integral, constituído pela sociedade política e sociedade civil. Nesse modelo de Estado estão alocados os <em>APH</em>, consideradas institutos, associações e partidos políticos em torno dos quais se organizam as aspirações coletivas do grupo em ascensão. Como resultado, os <em>APH</em> Instituto Reúna e Movimento Colabora Educação (MCE) são compreendidos em ligação com grandes conglomerados, entre eles a Fundação Lemann (FL), que vêm se dedicando à efetivação da BNCC nos municípios paranaenses. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com busca em sites da SEED/PR, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), UNDIME (PR), Movimento pela Base (MPB), bem como dados e notícias referentes ao tema. Ficou evidente que a UNDIME/PR, a SEED/PR e as Secretarias Municipais de Educação legitimaram o processo, produzindo consenso e validando a participação privada por meio de seminários, lives e formação de professores, oferecendo e indicando insumos organizados por esses institutos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Aparelhos Privados de Hegemonia. Redes Públicas Municipais de Ensino do Paraná. BNCC.</p>2025-01-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24318Empreendedorismo, responsabilização do eu e suas implicações no contexto educacional público2025-01-06T01:09:14+00:00Audrei Rodrigo Pizolatiaudreipizolati@gmail.com<p>Este estudo examina as implicações do empreendedorismo no contexto educacional, com foco nas recentes reformas educacionais e curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), filiando-se à perspectiva dos Estudos das Políticas de Currículo. O objetivo é analisar como essas políticas, que promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, afetam a formação integral dos estudantes. Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica, o estudo discute os prós e contras do empreendedorismo como tema transversal no currículo. Os resultados indicam que, embora o empreendedorismo possa desenvolver habilidades importantes, como autonomia, criatividade e resolução de problemas, há o risco de acentuar as desigualdades e promover uma visão individualista que ignora as barreiras estruturais enfrentadas por muitos estudantes. As considerações finais destacam a necessidade de uma educação que equilibre a preparação para o mercado de trabalho com uma formação crítica e inclusiva, reconhecendo as implicações das políticas curriculares na construção da subjetividade e na transferência de responsabilidades individuais, muitas vezes desconsiderando os desafios sociais e econômicos que afetam a equidade educacional.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Autonomia estudantil. Educação pública. Responsabilidade do eu.</p>2025-01-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24697Antonio Gramsci: um estudo biográfico sobre a vida do pensador2025-02-21T11:20:14+00:00Elita de Medeiroselita.med@gmail.com<p>Este artigo traz uma revisão crítica de literatura sobre a biografia de Antonio Gramsci (1891-1937). Filósofo marxista, escritor, teórico político, jornalista, crítico literário, linguista, historiador, político e tradutor italiano, Gramsci foi cofundador do Partido Comunista da Itália e autor dos Cadernos do Cárcere, escritos durante sua prisão pelo regime fascista de Benito Mussolini. Por meio de uma revisão crítica de literatura, o estudo destaca a importância de fontes confiáveis na construção de biografias, discutindo discrepâncias em registros históricos e a influência de diferentes interpretações sobre sua trajetória. Além disso, a pesquisa aborda aspectos pouco mencionados sobre sua vida, como sua condição de Pessoa com Deficiência (PcD) e as circunstâncias políticas que envolveram tanto sua prisão quanto a de seu pai, Francesco Gramsci. A análise buscou preencher lacunas historiográficas e fornecer uma visão fundamentada da vida de Gramsci, ressaltando sua relevância para os estudos acadêmicos em trinta e cinco áreas do conhecimento no Brasil. O artigo ainda traz imagens do pensador sardo e de sua família.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Antonio Gramsci. Biografia. Fontes historiográficas.</p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24511Os referenciais teórico-epistemológicos nas pesquisas acadêmicas sobre mercantil-filantropização da educação2025-01-30T13:02:35+00:00Isabela Cristina dos Santos Portodocsportoisa@gmail.comGisele Massongimasson@uol.com.br<p>Este artigo tem como objetivo identificar as perspectivas teórico-epistemológicas e o posicionamento epistemológico das produções acadêmicas, no recorte de 2012 a 2022, que abordam a temática da mercantil-filantropização da educação. Na contemporaneidade, cresce a influência de empresários no setor educacional, o que tem suscitado intensos debates sobre o seu papel no contexto pedagógico e nas políticas educacionais. O método utilizado ancora-se no materialismo histórico-dialético, incluindo a pesquisa bibliográfica sob a abordagem qualitativa. O estudo busca ampliar o entendimento sobre os empresários da educação e os aspectos teórico-epistemológicos presentes nas produções acadêmicas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Metapesquisa. Fundamentos teórico-epistemológicos. Mercantilização da educação.</p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24438Posibilidades para el análisis de Política Educativa a partir de la perspectiva de las Instituciones como marcos cognitivos y normativos: miradas desde el Neoinstitucionalismo Sociológico2025-01-05T23:45:41+00:00Alberto Mera-Clavijoamera@pedagogica.edu.co<p>Este artículo de revisión teórica examina en línea histórica y desde una perspectiva sociológica amplia planteamientos que fundamentan y contribuyen a configurar el <em>análisis de políticas</em> desde el <em>neoinstitucionalismo sociológico</em>, que concibe las <em>Instituciones</em> no como órganos y estructuras político-administrativas de gobierno sino como <em>marcos cognitivos y normativos</em> configurados históricamente como constructos sociales referentes de <em>sentido</em>. Se recuperan de forma crítica contribuciones de autores de referencia y se realiza una síntesis de las posibilidades del <em>neoinstitucionalismo sociológico</em> como alternativa para el análisis de <em>Política Educativa</em> en el contexto de América Latina. Se adopta una orientación hacia investigadores noveles interesados en ingresar al <em>Campo de Estudios de Política Educativa</em> desde la perspectiva <em>neoinstitucional </em>con enfoque <em>sociológico</em>.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Neoinstitucionalismo sociológico. Instituciones. Marcos cognitivos y normativos. Análisis de política educativa.</p>2025-06-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24874Performatividade e políticas educacionais no Brasil: um estudo de metapesquisa2025-05-06T13:10:31+00:00Aysllan de Sousa Sobrinhoaysllansobrinho@gmail.comLucinete Marques Limalucinete.ml@ufma.br<p>As transformações globais ocorridas no final do século XX impactaram diretamente as políticas educacionais, que passaram a ser configuradas pela lógica da performatividade no contexto do neoliberalismo. Nesse cenário, questionam-se as formas de apropriação de categorias na produção científica. Este artigo objetivou, dessa forma, analisar como a categoria da performatividade é utilizada nos estudos sobre as políticas educacionais do Brasil. Para tanto, adotou-se a metapesquisa como método de revisão teórico-epistemológica, tendo como base teses e dissertações publicadas entre 2019 e 2024. Dentre as políticas analisadas, têm-se as de avaliação, políticas em geral, formação docente e de gestão, centralizadas nas implicações da categoria para os sujeitos. Os resultados indicam uma tendência de abordagem da performatividade como cultura do desempenho, a partir da perspectiva epistemológica de Stephen Ball, especialmente com base na Abordagem do Ciclo de Políticas. Identificou-se que os posicionamentos epistemológicos predominantes são de natureza crítico-analítica, ainda que se observe, em alguns casos, um uso pouco problematizado dos conceitos, deixando implícito um conformismo científico com o conceito da performatividade. Conclui-se que a apropriação da performatividade nas pesquisas carece de maior rigor epistemológico quanto à clareza do conceito nos estudos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Política educacional. Performatividade. Metapesquisa.</p>2025-06-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24831A Filosofia da Práxis e a educação: aspectos históricos e epistemológicos2025-05-26T12:03:54+00:00Kerollayne Carvalhokerollayne_carvalho@hotmail.comPaulo Fioravante Giaretapfgiareta27@yahoo.com.br<p>Este artigo tem como objeto a análise da Filosofia da Práxis e sua expressão como base epistemológica para a educação. Responde pelo objetivo de posicionar histórica e conceitualmente a Filosofia da Práxis e sua relação com a educação no atual contexto educacional. Parte-se do pressuposto de que a práxis educativa transcende a mera capacitação técnica e empirista do ensino-aprendizagem, pois carrega em si um potencial transformador da ordem social. Quanto aos aspectos metodológicos, o texto estrutura-se como uma exposição teórico-analítica, com aporte nos estudos dos filósofos Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011) e Antonio Gramsci (1891-1937). O estudo indica que a educação está profundamente vinculada às condições materiais e às relações de produção de uma sociedade, tornando-se urgente a discussão das bases epistemológicas que possibilitem a transformação social. Nesse sentido, destaca-se a importância de aprofundar a análise das políticas públicas educacionais em suas dimensões social, política e econômica, discutindo sobre abordagens teóricas e metodológicas que fortaleçam uma educação comprometida com a mudança social e a formação ético-política dos sujeitos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação. Práxis. Epistemologia.</p>2025-07-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24876Políticas públicas de Educação Ambiental e formação de professores no Brasil: um estudo crítico2025-07-18T00:13:25+00:00Cibele Caetano Resendecibelecrdoutoradoedu@gmail.comOrlando Fernández Aquinoorlando.aquino@uniube.br<p>Os fundamentos do materialismo histórico-dialético têm contribuído significativamente para a construção de uma compreensão crítica das diretrizes das políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil, possibilitando uma abordagem educativa voltada à transformação da realidade concreta e à emancipação dos sujeitos históricos. Relacionando-se aos caminhos interligados que a Educação Ambiental tem promovido na educação brasileira, torna-se pertinente discutir a formação docente no contexto educacional nacional. O objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar criticamente a evolução das principais políticas públicas de formação docente, partindo das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e concluindo com a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Busca-se, especificamente, interligar as políticas brasileiras de Educação Ambiental, seus marcos temporais e novas perspectivas de atuação no campo educacional. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, apoiada em pesquisa documental e bibliográfica. Para a revisão bibliográfica, utilizaram-se as bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES) e da <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO), das quais foram selecionados artigos relevantes publicados nos últimos cinco anos (2020-2024). Conclui-se com a constatação da escassez de publicações sobre formação docente em Educação Ambiental, o que reforça a necessidade de aprofundamento em pesquisas sobre a temática.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Políticas públicas; Formação docente; Educação Ambiental.</p>2025-08-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25317A performatividade butleriana como epistemologia em políticas educacionais2025-10-04T13:33:29+00:00Allan Henrique Bacelar da Silvaallanhenriquebacelar@gmail.comJuliane Sachser Angnesjulianeangnes@gmail.com<p>As proposições deste trabalho se dão a partir das implicações teóricas de Judith Butler (2015) em torno da performatividade. Adiante, também, as inflexões da performatividade como epistemologia, sua relação com a produtividade de gênero, sexo e sexualidade, e como isso pode ser aplicado à pesquisa em políticas educacionais. Para tanto, é fundamental considerar alguns conceitos centrais da epistemologia butleriana, além dos processos identitários nas políticas educacionais, como gênero, sexo, discurso, teoria <em>queer</em> e performatividade. Dessa maneira, a performatividade é aqui entendida como uma epistemologia totalmente diferente de <em>performance</em>, ainda mais quando a leitura for feita nos moldes da obra <em>Problema de gênero</em> (Butler, 2015), que oferece contribuições conceituais valiosas para as pesquisas em políticas educacionais. A obra mencionada desafia a questionar concepções fixas de identidade, ou mesmo de identidades, ressaltando a importância da diversidade e propondo possibilidades epistêmicas mais sensíveis às diferenças abjetas, <em>desa-sujeitadas</em>. A aplicação da teoria <em>queer</em> na pesquisa em políticas educacionais atua como um recurso pós-crítico, permitindo uma análise das normas dominantes de gênero e sexualidade nas instituições educacionais. Além disso, promove estratégias de transformação e resistência, buscando uma educação igualitária aos corpos abjetos/dissidentes, pois acredita-se que essa perspectiva desafia as discriminações enfrentadas por esses corpos, passando a funcionar como uma forma de questionamento.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> <em>Queer</em>. Performatividade. Epistemologia. Gênero. Políticas educacionais.</p>2025-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25827Fontes históricas para o estudo da reforma do ensino do Estado do Paraná (1920-1924)2025-11-24T18:25:25+00:00Elaine Aparecida Mayerelainemayer77@gmail.comJefferson Mainardesjefferson.m@uol.com.br<p>Este artigo investiga as políticas educacionais implementadas no início do Brasil republicano, com ênfase na reforma do ensino do Paraná conduzida por Cesar Prieto Martinez entre 1920 e 1924, analisando-a a partir de um conjunto de fontes históricas oficiais e não oficiais, como relatórios da Inspetoria Geral de Ensino, a revista <em>O Ensino</em> e registros da imprensa. Fundamentado nas contribuições de Thomas Popkewitz, especialmente no conceito de “ecologia da reforma”, e nas reflexões de Carlos Roberto Jamil Cury sobre o caráter contraditório das políticas educacionais, o estudo propõe compreender a reforma como um processo histórico e político marcado por disputas de poder, projetos de modernização e tentativas de racionalização do ensino público. A pesquisa evidencia que, ao mesmo tempo em que buscou alinhar a escola paranaense aos ideais republicanos de progresso, civismo, higienismo, alfabetização e racionalização do trabalho docente, a reforma de Martinez reproduziu tensões entre inclusão e exclusão, inovação e resistência. Ao analisar as fontes, observa-se que a reforma extrapolou o campo normativo, constituindo-se como experiência formativa permeada por condicionantes sociais, culturais e econômicos. O estudo reafirma a importância da crítica historiográfica e do trabalho com fontes diversas para compreender o sentido histórico das reformas educacionais e suas repercussões na constituição da escola pública brasileira.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Reformas de ensino. Cesar Prieto Martinez. Políticas educacionais. História da Educação. Paraná.</p>2025-11-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25334Aproximações entre Abordagem do Ciclo de Políticas, Teoria da Atuação das Políticas e Análise Enunciativa foucaultiana2025-07-23T15:48:00+00:00Caroline Foggiato Ferreiracfoggiato@gmail.comAndressa Aita Ivodessaaita@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de aproximação entre a Abordagem do Ciclo de Políticas e a Teoria de Atuação das Políticas com a Análise Enunciativa foucaultiana na construção analítica de políticas educacionais. A operacionalização dos conceitos foucaultianos de enunciado e governamentalidade é exposta como ferramenta potente para analisar criticamente os dados produzidos a partir dos contextos de influência, de produção de texto e da prática, bem como das dimensões contextuais apresentadas pela Teoria de Atuação das Políticas. Para tanto, a escrita do artigo transcreve o processo de construção teórico-metodológico de uma tese de doutoramento em Educação que estabeleceu como escopo de análise a produção das Escolas do Futuro na Rede Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, e seus possíveis efeitos no trabalho docente. Na análise de documentos oficiais e de entrevistas compreensivas com docentes e equipes pedagógicas de duas escolas, bem como com dois ex-secretários de educação, foi possível elaborar as formações discursivas que emergem e produzem os enunciados de “educação inovadora” e do “ethos empresarial”, constituintes dos contextos e dimensões do Ciclo de Políticas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Abordagem do Ciclo de Políticas. Teoria de Atuação. Governamentalidade. Análise Enunciativa. Escolas do Futuro.</p>2025-12-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24822TONIETO, Carina; FÁVERO, Altair; BELLENZIER, Caroline Simon; CENTENARO, Junior Bufon (org.). Políticas educacionais e neoliberalismo. Porto Alegre: Livrologia, 2024. 700 p. 2025-03-25T00:57:11+00:00Claudia Ferreira Bazzoclaudia07ferreira@gmail.comFlávia Stefanelloflaviastefanello@upf.br<p>Resenha:</p> <p>TONIETO, Carina; FÁVERO, Altair; BELLENZIER, Caroline Simon; CENTENARO, Junior Bufon (org.). <strong>Políticas educacionais e neoliberalismo</strong>. Porto Alegre: Livrologia, 2024. 700 p.</p>2025-05-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25871Presentación - Dossier: Políticas educativas: tendencias actuales en la producción de conocimientos en América Latina2025-12-08T22:52:56+00:00Hernán Mariano Amarhernan.amar@unipe.edu.arAnny Ocoró Loangoannyocoroloango@gmail.com<p>Presentación - Dossier: Políticas educativas: tendencias actuales en la producción de conocimientos en América Latina.</p>2025-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25516La investigación sobre profesionalización y formación docente continua desde la perspectiva de género: políticas y desigualdades en la docencia latinoamericana2025-09-03T12:41:52+00:00Carolina Gambacgamba@flacso.org.arSebastián Gerardo Fuentessfuentes@flacso.org.ar<p>Este estudio presenta un estado del arte sobre las políticas de formación docente continua en América Latina y el Caribe desde una perspectiva de género, con el propósito de comprender el ensamblaje del género en este campo: como categoría nativa de la política educativa -contenido de la formación y criterio de su implementación- y como categoría analítica. Se realizó una revisión sistemática de literatura académica y documentos de organismos de cooperación publicados entre 2015-2025 en bases de datos regionales e internacionales. Se analiza la producción de conocimiento sobre formación continua en cuatro tópicos: el género en la agenda global, el género como contenido, trayectorias y modelos, preferencias y demandas docentes. La incorporación del género complejiza las políticas de formación docente y su análisis, habilita a comprender las relaciones de poder en los sistemas educativos, y se revela como teoría y palanca de cambio cultural hacia la equidad en la formación y en la enseñanza. La perspectiva de género se ensambla a los problemas generales del desarrollo profesional, y promueve la reflexión colectiva sobre la práctica, la problematización de lo personal como político y el desarrollo de estrategias colectivas de soporte, propias del feminismo y la teoría de género.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Formación docente continua. Profesionalización. Género. América Latina. Desigualdades.</p>2025-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25343El campo de los inicios de la vida universitaria en Argentina: Aportes para su consolidación conceptual y su abordaje metodológico en red2025-10-04T13:44:00+00:00Pablo Daniel Garcíapgarcia@untref.edu.arLucrecia Agustina Sotelolucreciasotelo@gmail.com<p>Este ensayo analiza la consolidación del campo de estudios sobre los inicios de la vida universitaria en Argentina, proponiendo como un marco conceptual superador a la noción tradicional de "ingreso". En primer lugar, se reconstruye este campo a partir de cuatro dimensiones analíticas clave: las políticas de acceso, la articulación entre niveles, el acompañamiento pedagógico y la apropiación de la cultura académica. En segundo lugar, y frente a la complejidad de este objeto de estudio, se argumenta que los abordajes disciplinares aislados son insuficientes. En este marco, se presenta y analiza el caso de la "Red de Estudios sobre los Inicios a la Vida Universitaria" (REIVU) como un modelo metodológico de conocimiento colaborativo en red. Se concluye que esta forma de trabajo federal y transdisciplinaria es una herramienta epistemológica potente para producir un saber socialmente pertinente y robusto sobre el acceso y la permanencia en la educación superior.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Inicios de la vida universitaria. Campo de estudio. Conocimiento colaborativo.</p>2025-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25359Avaliação educacional: produção de conhecimento em teses e dissertações no Peru (2013-2023)2025-10-04T13:56:30+00:00Vanessa Rosana Peluchen Camargovanessapeluchen@hotmail.comMary Ângela Teixeira Brandalisemarybrandalise@uol.com.brEfrain Ticona Aguilarefrain.ticona@upch.peAna Cecilia Canales Cuadrosacecili5aula@gmail.comBruna Mayara Bonattobruna.bonatto@hotmail.com<p>Este texto apresenta uma pesquisa que mapeou e analisou a produção científica peruana (2013-2023) sobre avaliação educacional na formação docente, com foco em teses e dissertações. Para tanto, a investigação utilizou elementos de uma metapesquisa, com o intuito de aprofundar a análise crítica do conhecimento produzido, além da utilização do <em>software</em> <em>Iramuteq</em> como apoio na sistematização dos dados, a fim de identificar tendências e caminhos teórico-metodológicos na produção acadêmica das universidades do Peru. Os resultados indicam crescimento das produções nos últimos cinco anos, com concentração em Lima e na <em>Universidad César Vallejo</em>, revelando centralização e falta de diversidade regional e institucional. Além disso, as palavras-chave recorrentes apontam para uma abordagem formativa da avaliação, voltada à prática docente e à aprendizagem. No entanto, observam-se fragilidades conceituais e metodológicas, com pouca presença de referenciais teóricos peruanos e baixa articulação com contextos macroestruturais, o que evidencia a necessidade de aprofundamento epistemológico e maior pluralidade acadêmica.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Avaliação educacional. Produção de conhecimento. Peru. Formação docente.</p>2025-11-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25598Epistemologías afrodiaspóricas y perspectivas étnico-raciales: aportes a las políticas educativas en América Latina2025-10-24T12:39:37+00:00Anny Ocoró Loangoannyocoroloango@gmail.com<p>Este artículo explora las contribuciones afrodiaspóricas a la producción de conocimiento sobre las políticas educativas con enfoque étnico-racial, desde una perspectiva latinoamericana, con foco en los casos de Brasil y de Colombia. Para ello analiza trabajos clave, de los últimos 20 años, que nutren este campo, dando cuenta de las principales tendencias temáticas y analíticas, de los actores que han impulsado y desarrollado este campo, así como las contribuciones que estos estudios hacen al campo de las políticas educativas en general. El artículo argumenta que el estudio de las políticas educativas con perspectiva étnico-racial responde a contextos históricos de desigualdad racial que afectan a los pueblos indígenas y afrodescendientes en la región. También sostiene que esa producción se ha desarrollado en diálogo con las prácticas educativas del movimiento afro, con los avances legislativos y la creación de políticas específicas para los y las afrodescendientes en educación, así como con la intervención de agentes de organismos internacionales.</p> <p><strong>Palabras clave: </strong>Políticas educativas. Perspectiva étnico-racial. Afrodescendientes. Estudios afrodiaspóricos. Producción de conocimiento.</p>2025-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025