A escolarização em uma região de imigração: processos, práticas e o ensino no meio rural de Lomba Grande/RS nas primeiras décadas do século XX

Autores

  • José Edimar Souza Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Lomba Grande, Meio rural, Imigração alemã.

Resumo

A escolarização em uma região de imigração é aqui entendida a partir dos processos e práticas apreendidas a partir de uma história cultural que procura investigar a partir de documentos distintos o modo como os sujeitos se organizaram para ter acesso ao conhecimento. A análise documental contou com fontes de arquivos e jornais, como Arquivo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e Jornal O 5 de Abril. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de desenvolvimento do ensino no meio rural de Lomba Grande a partir da caracterização das políticas de investimento público de São Leopoldo e Novo Hamburgo nas primeiras décadas do século XX. Destaca-se do conjunto de análise que a presença da escola comunitária desde o século XIX contribuiu com a ampliação da oferta do ensino pública escolar a partir da década de 30 do século XX e favoreceu as práticas de escolarização na localidade investigada.

Biografia do Autor

José Edimar Souza, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutor, Doutor e mestre em Educação. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul. Vice-presidente da ASPHE. E-mail: jesouza1@ucs.br

 

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

SOUZA, J. E. A escolarização em uma região de imigração: processos, práticas e o ensino no meio rural de Lomba Grande/RS nas primeiras décadas do século XX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12061. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Novas perspectivas sobre a História das Migrações