A escolarização em uma região de imigração: processos, práticas e o ensino no meio rural de Lomba Grande/RS nas primeiras décadas do século XX
Palavras-chave:
Lomba Grande, Meio rural, Imigração alemã.Resumo
A escolarização em uma região de imigração é aqui entendida a partir dos processos e práticas apreendidas a partir de uma história cultural que procura investigar a partir de documentos distintos o modo como os sujeitos se organizaram para ter acesso ao conhecimento. A análise documental contou com fontes de arquivos e jornais, como Arquivo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e Jornal O 5 de Abril. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de desenvolvimento do ensino no meio rural de Lomba Grande a partir da caracterização das políticas de investimento público de São Leopoldo e Novo Hamburgo nas primeiras décadas do século XX. Destaca-se do conjunto de análise que a presença da escola comunitária desde o século XIX contribuiu com a ampliação da oferta do ensino pública escolar a partir da década de 30 do século XX e favoreceu as práticas de escolarização na localidade investigada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.