A crítica e a consagração de Helena Kolody no campo literário e intelectual paranaense
Palavras-chave:
História Cultural, Região, História e literaturaResumo
O presente artigo objetiva compreender, com o apoio metodológico de Pierre Bourdieu, a crítica e a consagração da poetisa Helena Kolody e de seu projeto criador no campo literário e intelectual paranaense. Buscamos problematizar a posição intelectual da autora bem como analisar, a partir de sua construção poética, as representações regionais que Kolody reproduz em torno da figura do imigrante ideal – religioso, laborioso e modernizador – influenciada pelos ideais do Movimento Paranista. Para isso, percorremos os caminhos da crítica que consolidou o nome da poeta como intérprete “autorizada” do Paraná, bem como buscamos na obra os elementos da identidade, da cultura e do cotidiano eslavo que desempenharam relevante papel na representação dos imigrantes ucranianos. Buscamos demostrar que a consagração da poeta como porta voz da cultura ucraniana no Paraná está intimamente ligada ao temas regionais e ao uso de um conjunto de símbolos, de representações e de memórias que vão ao encontro dos preceitos oficiais que narram a saga dos imigrantes no Paraná. Representação esta que exclui do Paraná a diversidade étnica e social já há muito tempo tematizada por uma historiografia contemporânea.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.