Enriquecimento e empobrecimento no Sudeste e Nordeste do Brasil, século XIX
Palavras-chave:
História Econômica e SocialResumo
Resumo
Este artigo revisita o tema clássico do declínio econômico do NE e propõe uma análise comparativa com o crescimento da região SE. O objetivo é identificar os impactos produzidos nos grupos sociais agrários escravistas e não-escravistas das duas regiões e de características agrárias semelhantes ao longo de dois recortes temporais. Para tanto, utilizar-se-ão os inventários post-mortem os quais serão metodologicamente organizados de modo serial (Barros, 2012). As fontes principais utilizadas são os inventários post-mortem, os mapas de população e os censos de 1835 e 1872.
Palavras-chave
Declínio e crescimento econômico; Século XIX; História Econômica Regional
Abstract
This article revisit the classical theme of economic decline of Northeast region of Brazil in nineteenth century and it aims to analyze in comparative perspective the economic growth of the Southeast region. The objective is to identify impacts on agrarian social groups of slave and non-slave owners in the context of economic decline and growth. The main sources are the post-mortem inventories, population´s census and the methodology used is the serial one (Barros, 2012).
Key words
Decline and Economic Growth; Nineteenth Century; Regional Economic History
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.