Incentivos institucionales para caminos rurales (Buenos Aires, mediados del siglo XX)
Palavras-chave:
caminos rurales, instituciones, consorcios camineros, Argentina, perspectiva histórica.Resumo
El papel de la infraestructura en el desarrollo rural ha recibido creciente atención en el debate público y académico, en base al consenso de que las deficiencias obstaculizan el bienestar social y al crecimiento económico. En la Argentina, estas deficiencias se advierten en los caminos rurales. Bajo el supuesto de que éstos constituyen un recurso de uso común, en este trabajo nos centraremos en el sistema de consorcios camineros, una de las soluciones institucionales que cobró auge a fines de la década de 1950 en la provincia de Buenos Aires. Para ello, analizaremos desde una perspectiva histórica y en base a la investigación documental (legislación, publicaciones periódicas, informes técnicos, memorias gubernamentales, etc.), sobre los incentivos institucionales que habrían potenciado los esfuerzos comunitarios por resolver problemas viales.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.