Aspectos político-econômicos da Província de São Paulo no Primeiro Reinado
Resumo
Inscrito no campo da história política sobre o Império, o presente artigo objetiva analisar a projeção de políticos paulistas nas esferas provincial e nacional durante o Primeiro Reinado, movimento esse que esteve articulado a pelo menos dos processos interligados. De um lado, o da progressiva inserção da província de São Paulo na economia do centro-sul do Império, o que ampliou as possibilidades de negócios para setores proprietários que vinham amealhando riquezas desde fins do século XVIII. De outro, o da participação dos paulistas na construção do projeto, ainda que não consensual, de Estado nacional monárquico com sede no Rio de Janeiro. A ideia é mapear as regiões da província bem como seus respectivos representantes políticos, buscando estabelecer possíveis laços de parentesco, negócios e atuação na cena pública entre esses homens. Procura-se, assim, contribuir para o entendimento sobre o papel de São Paulo na estruturação do Primeiro Reinado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.