Aspectos político-econômicos da Província de São Paulo no Primeiro Reinado

Autores

Resumo

Inscrito no campo da história política sobre o Império, o presente artigo objetiva analisar a projeção de políticos paulistas nas esferas provincial e nacional durante o Primeiro Reinado, movimento esse que esteve articulado a pelo menos dos processos interligados. De um lado, o da progressiva inserção da província de São Paulo na economia do centro-sul do Império, o que ampliou as possibilidades de negócios para setores proprietários que vinham amealhando riquezas desde fins do século XVIII. De outro, o da participação dos paulistas na construção do projeto, ainda que não consensual, de Estado nacional monárquico com sede no Rio de Janeiro. A ideia é mapear as regiões da província bem como seus respectivos representantes políticos, buscando estabelecer possíveis laços de parentesco, negócios e atuação na cena pública entre esses homens. Procura-se, assim, contribuir para o entendimento sobre o papel de São Paulo na estruturação do Primeiro Reinado.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo França de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati. E-mail: carlosoliveira@unicentro.br

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

DE OLIVEIRA, C. E. F. Aspectos político-econômicos da Província de São Paulo no Primeiro Reinado. Revista de História Regional, [S. l.], v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/14405. Acesso em: 22 dez. 2024.