A DON CELSO FURTADO, A SUS OCHENTA AÑOS. LA SOCIOLOGIA ECONÓMICA POSDESARROLLISTA DE CELSO FURTADO

Autores

  • Carlos Mallhorquin Universidad Nacional Autônoma de México

Palavras-chave:

subdesarrollo, estancamiento económico, teoría de la dependencia, modelo del desarrolllo económico brasileño, economía brasileña reciente, populismo, Underdevelopment, economic stagnation, dependency theory, Brazil’s model of economic development

Resumo

O artigo destaca algumas das facetas teóricas e políticas da vasta obra e da vida intelectual de Celso Furtado. Demonstra como a criação teórica e suas vicissitudes são parte do trabalho e da vida de todo intelectual comprometido com as mudanças políticas e sociais, mas que se apresentam fora de seu controle. Enfocam-se aqui os anos após o golpe militar de 1964, o exílio e a cassação dos direitos políticos de Celso Furtado. Verifica-se a mudança radical em sua reflexão teórica e política, que poderia ser considerada uma ruptura em suas assertivas sobre o desenvolvimento econômico, que haviam dominado sua obra e cujo legado discursivo é conhecido como "teoria da dependência". É o início de um novo período existencial, teórico e também político, tanto para Celso Furtado, como para o Brasil.

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

MALLHORQUIN, C. A DON CELSO FURTADO, A SUS OCHENTA AÑOS. LA SOCIOLOGIA ECONÓMICA POSDESARROLLISTA DE CELSO FURTADO. Revista de História Regional, [S. l.], v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2096. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos