DIVULGANDO O DUCE E O FASCISMO EM TERRA BRASILEIRA: A PROPAGANDA ITALIANA NO BRASIL, 1922-1943

Autores

  • João Fábio Bertonha Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

propaganda, Fascismo, Itália, Fascism, Italy

Resumo

O presente artigo aborda o esforço de propaganda realizado pelo governo fascista italiano no Brasil entre as duas guerras mundiais. O objetivo principal do trabalho é entender os meandros dessa propaganda e sua influência na difusão da idéia fascista no Brasil do período. O choque das máquinas de propaganda italiana, alemã, inglesa e americana na década de 30 é especialmente enfocado.

Biografia do Autor

João Fábio Bertonha, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em História Social (UNICAMP) e Professor de História Contemporânea na Universidade Estadual de Maringá. Trabalha preferencialmente com temas relacionados à história da imigração européia para o Brasil, dos movimentos de extrema direita e das relações internacionais. Publicou recentemente Sob a Sombra de Mussolini: os italianos de São Paulo e a luta contra o fascismo, 1919-1945. São Paulo: Annablume, 1999; e Fascismo, nazismo, integralismo. São Paulo: Ática, 2000.

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

BERTONHA, J. F. DIVULGANDO O DUCE E O FASCISMO EM TERRA BRASILEIRA: A PROPAGANDA ITALIANA NO BRASIL, 1922-1943. Revista de História Regional, [S. l.], v. 5, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2105. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos