ENSINANDO E APRENDENDO HISTÓRIA EM CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO
Palavras-chave:
Ensino de História, Correção de Fluxo, Teaching of History Flow CorrectionResumo
O presente trabalho se propõe a analisar a proposta para o Ensino de História do Projeto Ensinar e Aprender – Corrigindo o Fluxo, implantado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo entre os anos de 1999 e 2001. Sendo um dos mecanismos apontados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como forma de garantir a permanência e conclusão do Ensino Fundamental pela maioria das crianças e jovens em idade escolar, este estudo procura relacionar o referido projeto dentro do programa neoliberal para a Educação brasileira, discutindo as causas que levaram os alunos envolvidos ao chamado “fracasso escolar” (repetência e evasão) e a viabilidade da proposta de ensino de História para estes alunos, contrapondo discurso e prática, através da análise do material que compõe o Projeto confrontando depoimentos dos sujeitos envolvidos com o acompanhamento da implantação, execução e avaliação nas escolas participantes da Diretoria de Taboão da Serra, recorte geográfico desta pesquisa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.