AUTONOMISMO, CONTRATUALISMO E PROJETO PEDRINO: MINAS GERAIS NA INDEPENDÊNCIA

Autores

  • Wlamir José Silva Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Brasil Império, Independência, Minas

Resumo

A participação da província de Minas Gerais na Independência do Brasil têm sido vista pela historiografia na forma de uma adesão imediata ao projeto pedrino e, pela importância de Minas no contexto do Centro-Sul, como elemento originário da forma adquirida pelo processo separatista. De fato, a integração de Minas no projeto pedrino não foi instantânea e implicou o embate entre tendências absolulitistas , autonomistas - talvez republicanas - e o nascente interesse na liderança do príncipe D. Pedro. Além disso, compreendeu a construção de um contrato social que obilizou as vilas mineiras, e em especial suas câmaras municipais, em diferentes graus de compreensão da relação entre a autoridade monárquica e a representação da sociedade.

Biografia do Autor

Wlamir José Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em História do Brasil e Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pesquisador em História

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

SILVA, W. J. AUTONOMISMO, CONTRATUALISMO E PROJETO PEDRINO: MINAS GERAIS NA INDEPENDÊNCIA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 10, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2210. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos