HISTÓRIA, REGIÃO E ESPACIALIDADE

Autores

  • José Costa D'Assunção Barros Universidade Severino Sombra

Palavras-chave:

Espaço, região, História Regional, Geo-História.

Resumo

Este artigo busca esclarecer e discutir as relações entre "espaço" e História. A ênfase é dirigida para as várias modalidades historiográficas para as quais adquirem uma significativa centralidade conceitos como o de espaço, região e território. A História Regional, A Geo-História, e as relações interdisciplinar e s entre História e Geografia são especialmente enfatizadas.

Biografia do Autor

José Costa D'Assunção Barros, Universidade Severino Sombra

José Costa D'Assunção Barros possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduação em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor titular da Universidade Severino Sombra (Vassouras, RJ) e professor titular do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (Rio de Janeiro). Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às seguintes áreas: Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte, Cinema-História. Na área de Música, tem desenvolvido trabalhos na área de Musicologia Histórica, Análise Musical e História da Música. Publicou 7 livros e 71 artigos, sete dos quais em revistas internacionais. Entre os livros publicados, destacam-se: "O Campo da História", "Cidade e História ", "O Projeto de Pesquisa em História", "Raízes da Música Brasileira", "Arte Moderna e Alteridade", "Igualdade, Desigualdade e Diferença" (os dois primeiros foram traduzidos para o Espanhol e publicados no Chile). Organizou dois livros coletivos ("Cinema-História" e "Espacialidades - espaço e cultura na História"). Participa do Conselho Consultivo de 4 periódicos acadêmicos ('O Olho da História' - UFBA, 'Revista de História Comparada' - UFRJ, 'Revista do Mestrado de História da USS' - USS, revista 'Pesquisa e Música' - CBM)

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

BARROS, J. C. D. HISTÓRIA, REGIÃO E ESPACIALIDADE. Revista de História Regional, [S. l.], v. 10, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2211. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)