A bacia hidrográfica como unidade de análise em história ambiental

Autores

  • Diogo de Carvalho Cabral Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ

Palavras-chave:

métodos de recorte espacial, história ambiental, exploração madeireira, Rio de Janeiro colonial tardio, spatial outline methods, environmental history, timber exploitation, late-colonial Rio de Janeiro

Resumo

O artigo defende a utilização de bacias hidrográficas como unidades de análise em estudos de história ambiental/ecológica. Utilizando como parâmetro empírico a exploração madeireira da época colonial, busca-se legitimar sua validade como entidade geográfica integradora de um processo da natureza a drenagem das águas superficiais e um modo de extração sócio-historicamente determinado. Surge, então, o conceito de bacias madeireiras. Mostra-se que a maior delas, na capitania fluminense do colonial tardio tanto em extensão territorial como em volume de produção foi a do Macacu, rio que drena toda a porção nordeste do Recôncavo da Guanabara.

Downloads

Publicado

2007-10-23

Como Citar

CABRAL, D. de C. A bacia hidrográfica como unidade de análise em história ambiental. Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2241. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos