O papel das escolas do campo brasileiras na superação da colonialidade do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.30.24317

Palavras-chave:

escolas do campo, colonialidade do conhecimento, pedagogia libertadora, Análise do Discurso, descolonialidade

Resumo

O artigo trata sobre o papel desempenhado pelas escolas do campo e pelos movimentos sociais camponeses brasileiros no enfrentamento da colonialidade do conhecimento. A importância desta discussão se encontra na crise global ambiental, social e alimentar e em como a colonialidade contribui para o agravamento desta conjuntura. A pergunta da pesquisa é: Como as escolas do campo, no Brasil, contribuem para a resistência à colonialidade do conhecimento e à valorização dos saberes locais, especialmente nas práticas alimentares e educativas das comunidades do campo? O objetivo central do trabalho é debater o papel das escolas do campo na resistência frente à colonialidade do conhecimento no Sul Global.  Para tal, propomos uma metodologia exploratória com utilização de recursos bibliográficos.  Concluiu-se que as escolas do campo brasileiras podem contribuir para a resistência à colonialidade do conhecimento e à valorização dos saberes locais diante da realidade contemporânea, por meio de uma educação libertadora e descolonial que rompa as formas hegemônicas de exploração da terra e promova uma relação mais saudável e ambientalmente viável de produção e consumo de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Policarpo Maciel, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

Luciano Daudt da Rocha, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UNISUL), na linha de pesquisa "Relações Culturais e Históricas na Educação". Doutor em História Global (2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em História (2001) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor dos cursos de Graduação em História e Relações Internacionais da UNISUL. Pesquisa e orienta pesquisas sobre História Global e Educação para a Democracia a partir de perspectivas interseccionais e decoloniais. Membro do Comitê de Ética em pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina (CEP/UNISUL). 

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. O que é fome? São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985.

AZEVEDO, Elaine de. Colonialidade alimentar. In: CAMPELLO, Tereza; BORTOLETTO, Ana Paula (org.). Da fome à fome: diálogos com Josué de Castro. São Paulo: Elefante, 2022. p. 309-315.

BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do capitalismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

CALDART, Roseli Salete. A pedagogia da luta pela terra: o movimento social como princípio educativo. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 23., 2000, Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/te3.PDF. Acesso em: 8 nov. 2024.

FAO; FIDA; UNICEF; PAM; WHO. The state of food security and nutrition in the world 2021: transforming food systems for food security, improved nutrition and affordable healthy diets for all. Roma: FAO, 2021. E-book. Disponível em: https://www.fao.org/documents/card/en/c/cb4474en. Acesso em: 19 abr. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 8-23. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/a_colonialidade_do_saber_lander.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MILETTO, Milene Ferreira. Agroecologia e a questão da segurança alimentar: contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo. 2022. 207f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

POLICARPO, Thaíse Arnold. Permanências e rupturas entre a educação rural e a educação do campo no estado de Santa Catarina (1990-2023). 2023. 188 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico), Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2023.

QUIJANO, Aníbal. El labirinto de América Latina: Hay otras salidas? Revista Venezolana de Economía y Ciencias Sociales, Caracas, v. 10, n. 1, p. 75-97, abr. 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/177/17710105.pdf. Acesso em: 09 jun. 2022

QUIJANO, Aníbal. Ensayos en torno a la colonialidade del poder. 1.ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2019.

QUIJANO, Aníbal; WALLERSTEIN, Immanuel. La americanidad como concepto o América em el mundo moderno-colonial. In: QUIJANO, Aníbal. Ensayos en torno a la colonialidad e del poder. 1.ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2019. p. 135-150.

WALLERSTEIN, Immanuel et al. A reestruturação capitalista e o sistema mundial. Perspectivas: revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20/21, p. 249-267, 1997. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/2069. Acesso em: 6 nov. 2024.

Publicado

2025-10-08

Como Citar

MACIEL, V. P.; ROCHA, L. D. da. O papel das escolas do campo brasileiras na superação da colonialidade do conhecimento. Revista de História Regional, [S. l.], v. 30, 2025. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.30.24317. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/24317. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Mundo rural, vidas diversas: experiências, trabalho e cultura