A disciplina de História no Paraná nos tempos do Império: indícios da formação do campo disciplinar. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0011

Autores

  • Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

ensino de História, Paraná, história da disciplina.

Resumo

  O artigo trata da história do ensino de História no Paraná em meados do século XIX. Por intermédio da história da disciplina, procura traçar o trajeto de afirmação do seu campo disciplinar ocorrido no Instituto de Preparatórios a partir da década de 1870. Toma como fonte para a análise dois compêndios adotados na instituição paranaense de ensino secundário e apresenta alguns dos elementos formadores dos conteúdos a serem ensinados. A análise tem por objetivo indicar como se tornou visível, no Paraná, a presença de conteúdos históricos ligados ao surgimento da nação num momento em que as elites locais se defrontavam com as chamadas “questões nacionais” no cenário do Império brasileiro. 

Biografia do Autor

Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Teoria e Prática da Educação

Area de Didática e Metodologia do ensino

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

TOLEDO, M. A. L. T. A disciplina de História no Paraná nos tempos do Império: indícios da formação do campo disciplinar. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0011. Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/3139. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos