Entre sete colinas: histórias e memórias na configuração do patrimônio de Uberaba
Palavras-chave:
História e memória, Patrimônio Histórico, UberabaResumo
Uberaba, no Triângulo Mineiro, emancipou-se na primeira metade do século XIX e adquiriu na segunda metade desse século, notoriedade em toda a região, polarizando as demais cidades e vilas. Pessoas de diferentes procedências afluíram à cidade que também teve sua paisagem urbana transformada com construções em estilo neoclássico, instalação de equipamentos de infraestrutura, expansão do sítio original, criação de normas de conduta e movimentação de capitais. É notório que na região central constituiu-se uma série de práticas (sociais, econômicas, culturais, escolares, religiosas) e sentidos e estes, por sua vez, foram diferentemente apropriados ao longo do tempo. Atualmente, essa área é reconhecida como de grande valor histórico e cultural pois para parte dos moradores, guarda memórias que definem aspectos de sua identidade e revela alguns dos modos que a cidade foi se transformando e incorporando/rejeitando novidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.